22.1 C
Arapiraca
Sábado, 18 Janeiro, 2025

Debates sobre guerra da Ucrânia em reunião da UE-Celac são paralisados após divergências

A discussões para a realização de uma declaração conjunta sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia ao final da cúpula entre União Europeia (UE) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) foram paralisadas nesta terça-feira, 18. Divergências sobre a responsabilidade da Rússia e a recusa de alguns países em condenar o governo de Moscou foram as causas da paralisação das discussões.

O país que estaria expressando maior oposição ao texto final, que já foi alterado para que um acordo fosse firmado, é a Nicarágua. Alberto van Klaveren, ministro das Relações Exteriores do Chile, disse estar pessimista sobre um possível acordo.

“Estamos muito surpresos com membros do nosso grupo que se opõem a uma resolução sobre a guerra na Ucrânia. É uma guerra de agressão”, afirmou. Por sua vez, o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel afirmou que “seria uma pena se não pudéssemos dizer que há uma agressão russa na Ucrânia. É um fato”. O encontro entre as entidades começou na segunda-feira, 17, quando as divergências sobre o tema foram expostas e ofuscaram outros temas, como acordos comerciais, incluindo a  negociação com o Mercosul e questões ligadas à transição energética e mudanças climáticas.

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Nigéria é oficializada como novo membro do Brics

A Nigéria foi oficialmente anunciada como o mais recente...

Rafa Kalimann usa biquíni vermelho em passeio de barco com Nattanzinho no Rio

Rafa Kalimann, de 31 anos, compartilhou momentos de um...

Selton Mello fará estreia em Hollywood em novo ‘Anaconda’, diz revista americana

Após a repercussão internacional de “Ainda Estou Aqui”, o...