Mais de 400 custodiados no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, serão atendidos pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), nos dias 21 e 22 de novembro. O mutirão, coordenado pelo Defensor Público Marcos Antônio Silva Freire, faz parte das ações do programa “Defensoria no Cárcere”, que tem como objetivo reavaliar a situação processual e de encarceramento dos custodiados assistidos pela Instituição.
Para a ação, a Instituição convocou uma força-tarefa composta por onze defensores públicos: Marcos Antônio da Silva Freire, Roberto Alan Torres de Mesquita, André Chalub Lima, Adaunir Batista de Amorim Fiel, Fabiana Kelly de Medeiros Pádua, Diego Cury-Rad Barbosa, Andréa Carla Tonin, Gustavo Barbosa Giudicelli, Roana do Nascimento Couto, João Augusto Sinhorin e José Genival dos Santos.
Lançado em 2015, o programa “Defensoria no Cárcere” é uma iniciativa institucional da Defensoria Pública, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que visa promover a defesa dos direitos das pessoas privadas de liberdade por meio da análise de processos criminais. O objetivo é combater a superlotação carcerária, fiscalizar as condições de encarceramento, buscando o cumprimento da lei e o respeito à dignidade da pessoa humana.