24.9 C
Arapiraca
Sábado, 5 Julho, 2025

Defensoria Pública recomenda contratação de empresa terceirizada para fornecimento de alimentação nos presídios de Maceió

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) constatou problemas como a má qualidade da comida e inadequação dos processos de aquisição, higienização e acondicionamento dos alimentos servidos aos custodiados no sistema prisional em Maceió. Diante dessa constatação, a DPE recomendou, nesta semana,  que a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realize e conclua, em até 180 dias, a licitação para a contratação de empresa terceirizada para o fornecimento de alimentação nos presídios situados em Maceió.

A medida leva em consideração as constantes denúncias de reeducandos e familiares, dos relatórios confeccionados após inspeções promovidas por defensores públicos e outros órgãos do sistema de execução penal, bem como do ofício da 16ª Vara Criminal – Execução Penal, em que os juízes em exercício naquela unidade jurisdicional sugerem a avaliação, por parte da Defensoria Pública, da adoção de medidas judiciais para compelir o Estado de Alagoas a terceirizar o fornecimento de alimentação aos presos custodiados nas unidades prisionais da capital.

O relatório da Vigilância Sanitária de Maceió também concluiu pela necessidade urgente de medidas corretivas no processo de produção, manipulação, higienização e acondicionamento dos alimentos.

O documento foi assinado pelos Defensores Públicos do Núcleo de Proteção Coletiva, Daniel Alcoforado e Ricardo Antunes Melro, e estabelece prazo de 30 dias para que o ente público apresente quais medidas serão adotadas. Caso não haja resposta adequada, a Instituição estudará a adoção de medidas judiciais para sanar definitivamente o problema.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Produção de camarão desponta no agreste de Alagoas

A criação de camarão de água salgada não se...

Alagoas perde mais moradores do que ganha, aponta Censo 2022

Alagoas apresentou um saldo migratório negativo em 2022, segundo...

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

Entrou em vigor na sexta-feira (4) a lei que...

Visto estudantil para EUA: saiba quais publicações evitar para não ser rejeitado

A política anti-imigração de Donald Trump tem sido um...