29.1 C
Arapiraca
Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025

Defesa Civil: Chuvas devem impactar principais bacias hidrográficas de Alagoas nas próximas horas

As fortes chuvas que caem na cabeceira (nascente) dos principais rios do Estado devem impactar as bacias hidrográficas de Alagoas e provocar diversos pontos de transbordamentos nas próximas horas. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil de Alagoas, tenente-coronel Moisés Pereira de Melo, na tarde dessa sexta-feira (07/07).

O coordenador explicou que há registro de chuvas intensas nas cabeceiras do Rio Paraíba, Mundaú e Jacuípe, que nascem na região de Garanhuns e Agreste pernambucano. Ainda segundo Melo, esse volume d’água deve chegar a Alagoas ainda na madrugada deste sábado e podem trazer transtornos para moradores de cidades situadas nos vales desses três rios, além do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú/Manguaba.

O aviso da Defesa Civil de Alagoas foi repassado para os munícipios ribeirinhos das três bacias, que estão sendo fortemente atingidas pelas chuvas desde quinta-feira (06/07). Alguns desses municípios já começaram a monitorar o nível dos rios, a exemplo de Maceió e Pilar. Em Jacuípe, na Região Norte de Alagoas, o Rio Jacuípe transbordou, na tarde dessa sexta-feira (07/07), e atingiu algumas residências.

Previsão é de mais chuva nas próximas horas – A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) divulgou, no começo da tarde dessa sexta-feira (07/07), um alerta para a ocorrência de fortes chuvas em algumas regiões de Alagoas. O aviso meteorológico de cor vermelha prevê chuva moderada na Região Metropolitana de Maceió, Baixo São Francisco e Zona da Mata no decorrer dessa sexta-feira, podendo se estender até este domingo (09/07).

Ainda segundo a Semarh, a previsão exige atenção especial para todas as regiões citadas acimas. Em várias localidades destas regiões, os acumulados de chuva já ultrapassaram 60 milímetros nas últimas 24 horas.

  • Há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana;
  • Há riscos de cheias em pequenos riachos, bem como elevado risco para deslizamentos em áreas de encosta;
  • Os acumulados de chuva podem continuar elevados no Baixo São Francisco e nas regiões ambientais do Litoral e Zona da Mata, bem como na região metropolitana de Maceió;
  • Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

Com informações do TNH1

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Corinthians x Água Santa: confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Corinthians e Água Santa se enfrentam nesta quarta-feira (22),...

NBA avalia expansão na Europa e deixa clubes dos EUA preocupados

A NBA está considerando uma expansão para o continente...