29.8 C
Arapiraca
Segunda-feira, 13 Janeiro, 2025

Descriminalização do aborto: Votação é suspensa e será feita de forma presencial

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai iniciar no plenário físico o julgamento sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. A data ainda não foi marcada. O julgamento do caso foi iniciado na madrugada desta sexta-feira (22/09) no plenário virtual da Corte, mas um pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso suspendeu o julgamento. O pedido de destaque é justamente a solicitação para levar para o plenário físico um julgamento que corre em ambiente virtual.

A análise do caso no Supremo é motivada por uma ação protocolada pelo PSOL, em 2017. O partido defende que interrupção da gravidez até a 12ª semana deixe de ser crime. A legenda alega que a criminalização afeta a dignidade da pessoa humana e afeta principalmente mulheres negras e pobres.

Atualmente, a legislação brasileira permite o aborto em casos de estupro, risco à vida da gestante ou fetos anencéfalos.

A ação é relatada por Rosa Weber, que deixará o tribunal na semana que vem ao completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente. A ministra será substituída por Barroso, que tomará posse na quinta-feira (28/09).

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Aston Martin confirma Felipe Drugovich como piloto reserva e de testes para 2025 na F1

A Aston Martin anunciou, nesta segunda-feira (13), que o...

Alexandre Correa fala sobre decisão judicial que obriga Ana Hickmann a pagar pensão

O ex-marido de Ana Hickmann, Alexandre Correa, usou suas...

Hemoal está com estoque de sangue baixo e faz apelo para doações urgentes

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com os estoques...

Sine Alagoas divulga 219 oportunidades de emprego esta semana

A Secretaria do Estado de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq),...