Para reduzir a demanda de exames práticos de direção veicular em Alagoas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) realiza um mutirão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de abril, com mais de 4 mil vagas disponíveis por mês para candidatos à primeira habilitação e adição de categoria. Hoje, cerca de 10 mil pessoas aguardam na fila para realizar a prova prática.
As novas vagas já estão disponíveis no sistema de agendamento e são para exames realizados em Maceió e Arapiraca, mas candidatos de qualquer parte do Estado podem agendar para um dos dois municípios.
Outra orientação importante é que os usuários que já estão com a prova marcada e desejam antecipá-la devem comparecer presencialmente a um dos postos do Detran, na capital ou interior, sem necessidade de agendamento, para solicitar a alteração.
O mutirão integra as ações previstas para os primeiros cem dias de trabalho da atual gestão, que tem como foco a melhoria na prestação de serviço ao cidadão.
Segundo o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, a longa fila de espera para testes de direção motivou a medida. “Hoje, só temos vagas para mais de 90 dias e isso gera um problema de ordem social, uma vez que muitas pessoas dependem da habitação para começar a trabalhar. Entendendo essa urgência, o governador Paulo Dantas prontamente viabilizou a abertura do mutirão para que possamos zerar a fila da CNH”, afirmou.