Foi aprovado o regulamento para a temporada 2024 do Campeonato Alagoano de Futebol da Série B/Sub-23 ( Campeonato Alagoano da segunda divisão). Dez equipes estarão na disputa pelo título máximo da competição: Dimensão Saúde, São Domingos, CEO, Desportivo Aliança, Guarany Alagoano, FF Sport, Igaci Futebol Clube, Jaciobá, Miguelense e Zumbi.
De acordo com as definições adotadas na reunião da sexta-feira (12) O início da competição está previsto para o dia 8 de setembro, com término no dia 10 de novembro.
Fórmula de Disputa
Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, com jogos apenas de ida. Os quatro primeiros colocados se classificam para a fase semifinal.
Semifinal
Na fase semifinal, os clubes se enfrentam em jogos de ida e volta. O mando de campo da segunda partida será do clube com melhor campanha na primeira fase. O chaveamento dos jogos será:
- 1ª melhor campanha na primeira fase x 4ª melhor campanha na primeira fase
- 2ª melhor campanha na primeira fase x 3ª melhor campanha na primeira fase
Em caso de empate em pontos ganhos na fase semifinal, os critérios de desempate são:
- Melhor saldo de gols nas duas partidas da fase semifinal
- Melhor campanha na primeira fase
Os quatro semifinalistas da Série B 2024 estarão qualificados para a disputa da Copa Alagoas 2025, caso a competição continue.
Final
Na fase final, os vencedores da semifinal se enfrentam em jogos de ida e volta. O mando de campo da segunda partida será do clube com melhor campanha somadas todas as fases anteriores. Em caso de empate em pontos ganhos na fase final, os critérios de desempate são:
- Melhor saldo de gols nas duas partidas da fase final
- Cobrança de pênaltis de acordo com os critérios adotados pela International Board
O clube campeão da Série B/Sub-23/2024 estará qualificado para a disputa do Campeonato Alagoano de Futebol Série A 2025.
Estádios
“Os estádios estão sendo avaliados, com os clubes tomando as providências para a elaboração dos laudos técnicos necessários para a habilitação dos estádios, permitindo assim a presença de público. O prazo para a apresentação da documentação foi fixado até o final de agosto,” afirmou Luciano Sampaio, diretor de competições da FAF.
Declarações
O vice-presidente da FAF, Junior Beltrão, destacou a importância da competição. “É uma competição que vem crescendo ao longo dos anos, com um número maior de clubes participantes e novas cidades entrando na disputa”, afirmou Beltrão, que também agradeceu aos clubes. “Quero agradecer aos clubes que estão comprando a ideia de investimento na Série B”, finalizou.