25.6 C
Arapiraca
Quinta-feira, 29 Maio, 2025

Diabetes gestacional: Ginecologista e obstetra do Hospital da Mulher alerta gestantes sobre riscos

O diabetes gestacional é uma doença que pode afetar mãe e bebê ao longo da gestação. A médica ginecologista e obstetra do Hospital da Mulher de Alagoas, Ianara Lemos, ressalta que o cuidado e a prevenção durante o pré-natal são fundamentais para o diagnóstico e tratamento da doença.

“Quando não tratado adequadamente, o diabetes gestacional traz sérias complicações maternas e fetais, podendo até levar ao óbito. No entanto, quando identificada precocemente, a doença pode ser controlada com a ajuda médica e nutricional”, explica a especialista.

“Para prevenir a doença, a gestante deve manter uma rotina saudável e acompanhamento médico regular, além de realizar os exames laboratoriais. Isso porque, na maioria dos casos, ela é silenciosa e não manifesta sintomas”, explicou a ginecologista.

Ainda conforme Ianara Lemos, mesmo sem apresnetar sintomas, a mulher pode suspeitar de algumas características específicas, como fadiga e ganh d epeso excessivos, tanto para a mãe quanto para o bebê, sede constante, aumento da frequência urinária e turvação visual.

“Alimentação saudável e balanceada e a prática regular de exercícios físicos são os pilares do tratamento. Somente quando não há o controle adequado da glicemia, mesmo com essas medidas, é que se faz necessário o uso de medicamentos para controle da doença”, destaca a médica.

“Alimentação saudável e balanceada e a prática regular de exercícios físicos são os pilares do tratamento. Somente quando não há o controle adequado da glicemia, mesmo com essas medidas, é que se faz necessário o uso de medicamentos para controle da doença”, diz a médica, ao destacar a importância do pré-natal. “O acompanhamento médico durante os nove meses de gravidez é o caminho para uma gestação tranquila e com saúde”, complementa a especialista.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias