Com 1.100 participantes inscritos, 383 trabalhos aprovados e 28 grupos de trabalhos (GTs), a 13a edição do Encontro Científico Cultural de Alagoas, o Enccult, iniciativa vinculada à Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), acontece pela primeira vez em Arapiraca (AL), de 26 a 30 de setembro. Este ano, o tema é “Ciência, inovação e o papel da Universidade na produção de conhecimentos”.
As atividades ocorrerão no Campus I da Uneal, no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca e no Campus Ufal Arapiraca. Serão desenvolvidas ações presenciais e virtuais em diversas áreas, distribuídas nos 28 GTs, além das conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos, e observações celestes, além do tradicional concurso de fotografia.
Na abertura, na próxima terça-feira (26), às 14h, no Planetário, o público será recebido com várias exposições e a palestra magna com o economista e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cícero Péricles, que discorrerá sobre o tema central do XII Enccult. Ele representará a Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), uma das parceiras do encontro.
O idealizador e organizador da iniciativa, o professor da Uneal José Crisólogo, destaca que “são 13 anos contribuindo para o fomento das discussões científicas no âmbito interdisciplinar, congregando pesquisadores de diferentes instituições no contexto local, regional e nacional”.
“O Enccult tem proporcionado apoiar centenas de professores e alunos de graduação e pós-graduação e oportunizar a publicação dos artigos produzidos em pesquisas e extensão. Temos uma grande parceria com a Eduneal, e já publicamos 42 e-books nos últimos três anos. Todos disponibilizados online gratuitamente no site da Eduneal”, frisa José Crisólogo.
Para sua realização, o Enccult conta com uma ampla rede de grupos de pesquisas parceiros de universidades de todo o Brasil, como Ufal, Cesmac, UFRN, Unicamp, UFPE e instituições, a exemplo da Funai e Hub Xingó.
Para mais informações, basta acessar o site: www.enccult.org.