O médico do ASA, Edmilson Filho, foi o convidado desta quinta-feira (9) no programa Futebol Show (NN 91,5 FM e NN Play). Segundo ele, “na semana que vem, quando a comissão técnica chegar, estão previstas novas reuniões pra ajustar toda programação.” O trabalho será iniciado com os exames médicos nos atletas.
De acordo com Edmilson Filho, os exames são iniciados com uma avaliação laboratorial, seguida por uma avaliação cardíaca. Depois dessas duas primeiras etapas, as avaliações físicas se iniciam junto com fisioterapia e nutrição. ” Se algum atleta necessitar de algum exame de imagem, a gente vai fazer esse complemento. A nossa ideia é que até o dia 24 todos os atletas já estejam liberados, mas vamos conversar com o treinador para ver a forma dele trabalhar,” explicou.
O médico alvinegro defendeu a prevenção, como forma de evitar as lesões: ” é melhor tirar o atleta de um jogo para evitar uma lesão, do que tratar depois dele se machucar,” resumiu. Nesta temporada, o ASA implementou os exames de imagem que são fundamentais para acelerar o tratamento. A novidade para 2024 é a inclusão de avaliações de força muscular, quando são feitas várias observações que servem nessa prevenção.
Importância de um gramado de boa qualidade
Na questão de estrutura, o ASA investiu em seus dois campos no CT Noel Alves e, através da GreenLeaf, melhorou a qualidade dos gramados. Esse foi um ponto destacado pelo médico Edmilson Filho, ressaltando que um gramado de qualidade diminui o risco de o atleta desenvolver uma lesão.
Ressaltou ainda que o granado próximo evitará deslocamentos para locais de ônibus para locais de treinamentos, o que gera cansaço e propicia o surgimento de lesões. “Com todos esses fatores juntos, tem tudo para dar certo,” disse ele.
Edmilson Filho fez questão de salientar que o trabalho é feito em equipe. ” A gente não faz nada sozinho. Uma coisa que eu destaco nos últimos anos do trabalho da gente, é que sempre teve muita harmonia,” enfatizou. “Essa harmonia, esse respeito que cada profissional tem um pelo outro, são extremamente importantes,” concluiu.