Depois do acidente em obra de drenagem nas imediações da AL-104, que vitimou fatalmente um servidor público e deixou três outros feridos, a prefeitura de Teotônio Vilela embargou a obra, onde o fato aconteceu, e abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente.
Conforme diz nota divulgada na tarde desta sexta-feira (03/03), “a prefeitura municipal procedeu o embargo total da obra que, a fim de investigar as causas do acidente”. Segundo ainda o documento, a obra é executada através de recurso próprios da prefeitura, e visa melhorar a drenagem de águas pluviais para que a população não sofra com enchentes.
No ano passado, vários moradores da cidade de Teotônio Vilela perderam suas casas, e muitas famílias tiveram que deixar suas residências em função de alagamentos em alguns pontos da cidade. O bairro Benedito de Lira, onde o acidente desta manhã aconteceu, foi um dos pontos mais atingidos pelas chuvas em 2022.
Ao NN1, o procurado do município Pedro Mota, disse que o inquérito administrativo instaurado pela procuradoria, visa assessorar as autoridades em possíveis investigações futuras para apurar as causas do acidente. Segundo ele, as obras do município seguem padrões técnicos de segurança, e fatalidades como a que ocorreu nesta manhã, devem exigir ainda mais cuidados em todas as obras da cidade.
“As obras realizadas no município seguem critérios técnicos de segurança. No entanto acidentes como o que aconteceu hoje, devem exigir ainda desses critérios. É preciso cautela para apurar as causas e verificar se houve falhas nesta obra, especificamente. Por isso, abrimos imediatamente este procedimento, a fim de assessorar as autoridades em possíveis investigações futuras, a fim de elucidar as causas do acidente”, disse o procurador.
Pedro Mota ainda ressaltou a importância do apoio necessário a família das vítimas do acidente. “Precisamos apoiar as famílias dos envolvidos, além de trabalhar para verificara as causas do ocorrido. Por isso, quero me solidarizar com todos os envolvidos, em especial à família de Edcarlos, jovem com um futuro promissor, que infelizmente perdemos nessa tragédia”, finalizou o procurador.
O acidente
Na manhã desta sexta-feira (03/03), o tombamento de uma barreira em uma obra de drenagem da prefeitura municipal de Teotônio Vilela, deixou uma pessoa morta e três feridas. O serviço de atendimento médico de urgência (SAMU) foi acionado até o local que fica no bairro Benedito de Lira.
Uma das vítimas, Edcarlos Soares dos Santos, 22, foi atendida no local pela equipe do SAMU e encaminhada para o Hospital Municipal Nossa Senhora das Graças. Infelizmente o paciente veio a óbito no hospital da cidade.
Segundo a prefeitura, “Edcarlos era servidor municipal há aproximadamente quatro anos. Durante este período, exerceu suas funções com empenho, dedicação e profissionalismo, destacando-se como um servidor exemplar”.
Outras três vítimas foram encaminhadas para a unidade de saúde do município: Cleidson dos santos Alves, 45, residente no povoado Gulandim, foi atendido pela Unidade Mista Nossa Senhora das Graças (Hospital Local), medicado e liberado.
Ainda foram levados para hospital de Teotônio, Douglas dos Santos, 28, residente no centro da cidade. Segundo informações Douglas foi a primeira pessoa a prestar socorro a Edcarlos Soares (vítima fatal) e sofreu ferimentos por isso. Douglas foi transferido para a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca; o estado de saúde dele é estável.
Já Robson dos Santos Pereira, 34, residente no bairro Benedito de Lira, em Teotônio Vilela, foi atendido no Hospital local; foi medicado, ficou em observação, e em seguida foi liberado.
Luto Oficial
O prefeito Peu Pereira (PP), decretou luto oficial de três dias por causa do acidente que vitimou fatalmente o servidor Edcarlos Soares dos Santos, conforme nota divulgada na tarde desta sexta-feira (03/03).
Segundo informações da prefeitura de Teotônio Vilela, Edcarlos Soares se destacava como um servidor exemplar. Ele atuava no município há pouco menos de quatro anos, era dedicado, e atuava com empenho em suas funções.
Peu Pereira ainda se solidarizou com familiares do servidor morto no acidente, e destacou atenção dada, através do sistema de saúde e assistência social do município, aos feridos e seus familiares.
“Neste momento de profunda dor e sofrimento, a prefeitura municipal, através do prefeito Peu pereira, se solidariza com os familiares, e lamenta com profundo pesar a perda do servidor Edcarlos Soares dos Santos; ao mesmo tempo, dedica atenção também aos feridos, desejando recuperação e pleno restabelecimento de sua saúde, ressaltando a disposição do nosso sistema de saúde e assistência social aos envolvidos nesta lamentável tragédia”.
Confira nota da Íntegra
A prefeitura de Teotônio Vilela, através do Prefeito Pedro Henrique de Jesus Pereira (Peu Pereira), vem através desta, lamentar profundamente, e se solidarizar com familiares e amigos, pela perda do servidor Edcarlos Soares dos Santos, 22 anos, vítima de acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (03/03), em obra de drenagem, nas imediações da AL-104. Edcarlos era servidor municipal há aproximadamente quatro anos. Durante este período, exerceu suas funções com empenho, dedicação e profissionalismo, destacando-se como um servidor exemplar.
Outros servidores também foram vitimados na fatalidade ocorrida nesta manhã: Cleidson dos santos Alves, 45 anos, residente no povoado Gulandim, foi atendido pela Unidade Mista Nossa Senhora das Graças (Hospital Local), medicado e liberado; Douglas dos Santos, 28 anos, residente no centro de Teotônio Vilela, que a primeira pessoa a tentar socorrer Edcarlos, deu entrada no Hospital Local, tendo sido transferido para a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, a fim de realizar atendimento especializado, o estado de saúde dele é estável; e Robson dos Santos Pereira, 34 anos, residente no bairro Benedito de Lira, em Teotônio Vilela, foi atendido no Hospital Local, medicado e liberado.
Importante ressaltar o empenho das secretarias de Saúde e Assistência Social que, tão logo foram informadas do ocorrido, designaram equipes para assessor as vítimas, quanto ao atendimento célere e possíveis encaminhamentos necessários, além de contato permanente com os familiares, dispondo da atenção necessária que o momento requer.
Depois do ocorrido a prefeitura municipal procedeu o embargo total da obra, bem como ações para investigar as causas do acidente. A obra, executada com recursos próprios, tem por finalidade otimizar a drenagem de águas pluviais para que a população não sofra com enchentes, como ocorreu no ano passado, quando várias famílias Vilelenses ficaram ilhadas e outras tiveram suas casas invadidas pelas águas das chuvas, tendo que deixar suas residências.
Além da paralisação da obra, a prefeitura, através da procuradoria municipal, abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente. O inquérito objetiva assessorar as autoridades em possíveis investigações futuras para apurar as causas do acidente.
A administração pública sempre prezou, e preza, pelo cuidado com as pessoas, incluindo seus servidores e a sociedade em geral. Por isso, com a cautela que o caso exige, nos empenharemos nas apurações para que as causas do acidente sejam determinadas, a fim oferecer cada vez mais segurança aos nossos servidores e munícipes.
Em virtude da morte do funcionário, Edcarlos Soares dos Santos, o prefeito Peu Pereira decretou luto oficial de três dias. Festas e eventos ligados a administração municipal, durante esse período, também foram canceladas ou adiados.
Neste momento de profunda dor e sofrimento, a prefeitura municipal através do prefeito Peu Pereira, se solidariza com os familiares, e lamenta com profundo pesar a perda do servidor Edcarlos Soares dos Santos; ao mesmo tempo, dedica atenção também aos feridos, desejando recuperação e pleno restabelecimento de sua saúde, ressaltando a disposição do nosso sistema de saúde e assistência social aos envolvidos nesta lamentável tragédia.
Teotônio Vilela, Alagoas, 03 de março de 2023.
Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela
Pedro Henrique de Jesus Pereira
Prefeito