Os empresários devem ficar atentos para mensagens supostamente remetidas pela Receita Federal, apontando divergências no imposto de renda e aplicação de multa. Organizações criminosas estão usando o nome da Receita Federal para tentar conseguir informações cadastrais e financeiras com o objetivo de lesar contribuintes. O alerta vale também para pessoas físicas.
O Sindilojas Arapiraca orienta que os contribuintes sigam a recomendação para NÃO abrir ou responder mensagens enviadas via e-mail em nome da Receita Federal, pois também há risco de instalação de programas maliciosos (malwares) capazes de captar e enviar informações pessoais para golpistas.
Caso receba alguma comunicação que traga nome ou identidade visual da instituição, o procedimento seguro é entrar no Portal do Contribuinte da Receita Federal e verificar, usando login e senha, se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda.
Todos devem ficar atentos a cobranças e boletos enviados por e-mail que não tenham sido solicitados ou acordados previamente com as instituições. Em novembro, um empresário de Arapiraca recebeu uma falsa notificação extrajudicial referente a um suposto débito junto a uma desconhecida associação de classe.
Em caso de dúvida sobre a autenticidade de e-mails desse tipo, o Sindilojas recomenda não clicar em links das mensagens e tentar confirmar as informações acessando o site oficial da instituição pelo navegador de internet.