Uma extensa pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio/SP) apontou que o turismo nacional deve crescer 11,5% em 2023 em relação ao ano passado. Em Alagoas, o índice é superior à média nacional e as empresas do estado foram as que mais cresceram.
Segundo estimativa do órgão, as empresas de Alagoas tiveram faturamento real de mais de R$ 87 milhões somente no último mês de agosto. Se comparar agosto deste ano com o mesmo mês de 2022, o índice de crescimento é o maior do Brasil, com 16,3%. Ainda de acordo com a Fecomércio SP, os números se explicam pelo fato de os brasileiros estarem investindo mais em viagens, o que vai manter o setor aquecido nos próximos meses — principalmente com a chegada do fim do ano.
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, este dado representa o reflexo direto dos esforços contínuos do Governo do Estado em promover e fortalecer o setor turístico em Alagoas. “Trabalhamos sempre para consolidar Alagoas como um destino de referência nacional e internacional, buscando proporcionar experiências inesquecíveis para todos. Estamos orgulhosos de ver o setor turístico de Alagoas prosperar, e estamos comprometidos a alinhar as políticas públicas para manter esse crescimento contínuo para os próximos anos”, destacou a secretária.
Ainda de acordo com a Fecomércio SP, a volta da agenda do mercado de turismo corporativo pós-pandemia, com feiras e eventos, também tem sido um importante motor. No período de janeiro a agosto, o setor obteve um incremento financeiro de mais de R$ 12 bilhões em comparação ao mesmo intervalo de 2022, com alta de quase 11%.
Outro levantamento realizado pela Embratur revelou que mais de 4 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil entre janeiro e agosto de 2023. O número registrado em apenas oito meses representa 111% do total de visitantes em 2022, reafirmando a tendência de recuperação do setor.
Em Alagoas, o turismo internacional está em expansão: as conexões internacionais com a Europa foram ampliadas para três frequências semanais, e o voo direto de Buenos Aires começará a ter duas frequências semanais em janeiro. Além disso, a temporada de cruzeiros começará este mês e deve trazer mais de 140 mil turistas de todo o mundo para o estado.