20.8 C
Arapiraca
Segunda-feira, 2 Junho, 2025

Encceja 2023: Inscrições para o exame de certificação de jovens e adultos iniciam em 22 de maio

Os candidatos ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão se inscrever para a edição de 2023 da prova de certificação a partir do próximo dia 22 de maio. O exame é destinado aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade certa e que, a partir desta iniciativa, podem obter a certificação e, com isso, retomar a trajetória escolar.

As inscrições para o Encceja serão realizadas até o dia 02 de junho, por meio do portal enccejanacional.inep.gov.br. Durante o período de inscrição, caso necessário, os participantes também podem solicitar os atendimentos especializados, como prova em Braile, intérprete de Libras, assistência a deficientes físicos, entre outros.

O exame é constituído de quatro provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação. Este ano, a aplicação da prova, tanto para o ensino fundamental, quanto para o médio, vai acontecer em todo o país, no dia 27 de agosto.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita. Para realizar a prova do ensino fundamental, os participantes devem ter ao menos 15 anos completos. Já no caso da prova do ensino médio, 18 anos é a idade mínima permitida.

Para mais informações, os candidatos ao exame devem acessar o seguinte endereço eletrônico .

Certificação

O Encceja é uma avaliação nacional para verificação de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos e um dos principais meios de certificação de conclusão dos ensinos fundamental ou médio. Os estudantes que não conseguiram concluir os estudos na idade certa podem usar a certificação para retornar à escola ou entrar em uma universidade.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Justiça argentina suspende decreto de Milei que limitava direito à greve

A justiça argentina suspendeu, nesta segunda-feira (2), parte de...

Sobrevivente do Holocausto está entre os feridos de atentado no Colorado

Uma mulher de 88 anos, sobrevivente do Holocausto, está...

Algoz de João Fonseca, Jack Draper cai nas oitavas em Roland Garros

Algoz do brasileiro João Fonseca na terceira rodada, o...