terça-feira, 26 outubro, 2021
InícioAlagoasEstá com dificuldade para engravidar? Médico destaca as possíveis causas da infertilidade...

Está com dificuldade para engravidar? Médico destaca as possíveis causas da infertilidade – Saúde em Foco

Dr. Joney Fábio explica que quando uma mulher procura um médico porque não consegue engravidar, o profissional vai precisar analisar o casal

Nesta quarta-feira (13/10), o Programa Saúde em Foco, transmitido pela NN FM, teve como tema a dificuldade para engravidar. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o Dr. Joney Fábio de Melo Aragão, ginecologista e obstetra da Clínica Fetus.

De acordo com o Dr. Joney Fábio, para que a mulher saiba se terá dificuldade para engravidar, é preciso que ela faça exames ginecológicos com frequência, assim o médica terá as informações necessárias para a análise clínica, análise da ultrassom endovaginal, da produção de hormônios. Isso falando da mulher, mas o homem também pode ter problemas que indicam uma possível infertilidade.

Segundo ele, quando uma mulher procura um médico porque não consegue engravidar, o profissional vai precisar analisar o casal. “Na infertilidade conjugal, ou seja, quando o casal quer ter um filho, mas a mulher não consegue engravidar, em 50 % dos casos, a infertilidade é da mulher e em 50% o problema está no homem. Nós chamamos de conjugal porque precisamos analisar o casal para daí chegarmos ao diagnóstico correto, indicando qual é o problema e se está no homem ou na mulher. Sendo assim, nós indicaremos o tratamento adequado para cada caso”, explica Dr. Joney Fábio.

Por isso, os exames pré-nupciais são extremamente importantes, conforme destaca o médico. “Por meio dos exames pré-nupciais, é possível analisar diversas fatores tanto do homem como da mulher que podem indicar uma possível infertilidade da mulher ou do homem”, ressalta o especialista.

O médico aponta que a mulher começa a perder a capacidade de engravidar a partir dos 35 anos, especialmente depois dos 40; enquanto o homem começa a perder a capacidade de engravidar uma mulher a partir dos 50 anos.

Segundo o Dr. Joney Fábio, a irregularidade menstrual pode ser um sinal de infertilidade, isso porque indica que existe alguma alteração na ovulação e se a mulher não ovula bem, ela terá dificuldade para engravidar.

Ele destaca ainda que dor na relação sexual pode ser um sinal de endometriose ou de um processo inflamatória na região pélvica, que pode estar nas trompas ou nos ovários. Além disso, alguns tipos de miomas também podem provocar dor. “Esses problemas na região pélvica também podem causar infertilidade”, salienta o médico.

Dr. Joney Fábio de Melo Aragão é ginecologista, obstetra e especialista em tratamentos de fertilização da Clínica Fetus, que funciona na Avenida Deputada Ceci Cunha, nº 64, no bairro Brasília, em Arapiraca. Contato: (82) 3530-1205.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe NN FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Veja a entrevista:

Reprodução: NN Play

 

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS