Um ônibus perdeu o controle e caiu em uma mata na Serra da Barriga, em União dos Palmares, na tarde deste domingo (24). O ônibus transportava pessoas que seguiam para o evento “Por do Sol” na Serra da Barriga. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipes com 29 militares ao local, incluindo um helicóptero de resgate.
O Governo de Alagoas atualizou, na noite do domingo (24), o número total de mortos no acidente. De acordo com os números atualizados foram 17 mortes. Anteriormente, havia sido divulgado que, ao todo, a tragédia teria causado 23 óbitos. A quantidade de 29 feridos permaneceu inalterada.
A divulgação da Secretaria de Estado da Comunicação ainda fala que esse número ainda pode sofrer alterações nesta segunda-feira (25), quando as operações de resgate serão retomadas nas primeiras horas da manhã, devido à dificuldade de acesso ao local.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), expressou seu pesar pela tragédia e decretou luto oficial de três dias no estado em respeito às vítimas do acidente. Confira a nota oficial:
“Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas.
Determinei a total mobilização do Estado, com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e toda a estrutura de saúde atuando no socorro às vítimas, que já estão sendo atendidas na UPA de União e no Hospital Regional da Mata.
Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas.”
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que Alagoas assiste consternada e entristecida ao grave acidente ocorrido neste domingo na Serra Barriga, em União dos Palmares. Nas redes sociais, ele prestou solidariedade às vítimas, familiares e amigos e disse estar em oração por todos.
O senador Renan Calheiros lamentou a tragédia e prestou solidariedade às famílias das vítimas e feridos neste momento de dor e luto. O ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, Renan Filho, disse que falou pessoalmente com o governador Paulo Dantas e com o secretário estadual de Saúde. Ele afirmou que as forças estão mobilizadas para socorro e salvamento.
Já a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, prestou solidariedade às vítimas e familiares do acidente. Ela disse que em um mês tão importante para todo o país, pelo mês da consciência negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente. Anielle pediu pela recuperação total das vítimas com a maior brevidade possível.
PC abre inquérito para investigar acidente na Serra da Barriga
A Polícia Civil (PC) lamenta o acidente que envolveu um ônibus e vitimou várias pessoas, ocorrido na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, neste domingo (24).
A Delegacia Regional de União dos Palmares, sob comando do delegado Guilherme Iusten, abre inquérito policial para investigar o ocorrido.
O delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier e o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, determinaram celeridade no processo investigativo.