21.5 C
Arapiraca
Sexta-feira, 24 Janeiro, 2025

Fecombustíveis alerta para retorno dos impostos federais; veja impacto nos preços

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) demonstra preocupação com o retorno da cobrança integral dos impostos federais (PIS/Cofins e Cide) sobre gasolina, etanóis anidro e hidratado e GNV, a partir de amanhã, 29 de junho.

De acordo com a Fecombustíveis, a Medida Provisória 1.163, de 27 de abril deste ano, que determinou a desoneração dos impostos federais dos combustíveis citados, expira hoje, 28 de junho. E caso não haja nenhuma iniciativa do governo em sentido contrário, os impostos federais integrais serão somados à composição de preços, cuja cobrança terá reflexo para distribuição e revenda e, consequentemente, poderá impactar o consumidor final.

Com o possível repasse de 100% do custo fiscal das distribuidoras para a revenda, a Fecombustíveis informou que o custo de aquisição para os postos de combustíveis deverá aumentar R$ 0,33 por litro para a gasolina e R$ 0,22 por litro para o etanol hidratado, conforme a planilha mais abaixo.

“Vale destacar que os preços dos combustíveis no Brasil são livres em todos os elos da cadeia e o Estado não regula preços e tampouco margens de lucro, em respeito à opção constitucional pela livre iniciativa e livre concorrência. A Fecombustíveis ressalta que não interfere no mercado, não sugere preços, margens ou outras variáveis comerciais na composição dos preços de combustíveis. Cada revendedor deve precificar seus produtos de acordo com a realidade e as necessidades específicas de seus negócios e de acordo com a dinâmica do mercado em que está inserido”.

No fim do comunicado, a Fecombustíveis destacou que vem a público tão somente para dar transparência e clareza à sociedade como um todo sobre os fatos, de modo a “evitar injustas acusações de aumentos ilegais de preços contra a categoria econômica da revenda de combustíveis”.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

A crise do multilateralismo

Em um mundo com guerras generalizadas, colocando em antagonismo...

São Paulo estreia quarteto no ataque e conquista primeira vitória no Paulistão

O São Paulo conquistou, nesta quinta-feira (22), a primeira...

Senado dos EUA aprova John Ratcliffe como novo diretor da CIA

O Senado dos Estados Unidos aprovou a nomeação de...

Murici vence o Guarany Alagoano por 2 a 1 na estreia pela Copa Alagoas

Na sequência da 1ª rodada da Copa Alagoas, o...