sexta-feira, 19 agosto, 2022
HomeArapiracaFiscalização de pescados durante a quaresma é intensificada em Arapiraca

Fiscalização de pescados durante a quaresma é intensificada em Arapiraca

A intenção é tornar correta a prática da comercialização de peixes

Nos dias que antecedem a Semana Santa, a procura por peixe e outros frutos do mar aumenta nas feiras livres de Arapiraca. Sabendo dessa demanda, a Vigilância Sanitária, inicia uma fiscalização em estabelecimentos que comercializam pescado.

Além de fiscalizar, a equipe avalia os alimentos, as condições de armazenamentos dos produtos, além de orientar o consumidor a identificar a qualidade do que está sendo vendido, como ficar atento às condições de higiene e organização dos funcionários e do local da compra.

Ainda segundo os técnicos, alguns detalhes devem ser observados, como a aparência dos peixes. “No caso do produto fresco, ele deve estar congelado, sem acúmulo de água ou pedras de gelo na embalagem; já o salgado deve estar embalado corretamente, sem manchas pretas ou rosadas”, explicou o coordenador da Vigilância, Diego Albuquerque.

A fiscalização ocorre durante todo o ano e, neste período os esforços são redobrados. A intenção é tornar correta a prática da comercialização de peixes. Nos casos em que forem encontrados produtos impróprios para consumo, eles podem ser recolhidos e o comerciante notificado.

Todo esse trabalho objetiva alertar o consumidor na hora de adquirir os pescados.

“No período de Quaresma, por causa do aumento na procura por peixes em relação a outras épocas do ano, nosso trabalho é intensificado. Mas é preciso que a população esteja sempre em alerta para a qualidade do produto que se leva para casa, por se tratar de algo que estraga com facilidade. Estamos realizando uma ação ainda mais ostensiva por determinação da secretária da pasta, a médica Luciana Fonseca, que tem priorizado a saúde e bem-estar de todos”, explicou Diego.

Em caso de denúncias a VISA poderá ser acionada através do telefone: (82) 99991-4438; no Correio eletrônico: [email protected], presencialmente no Centro Administrativo Antônio Rocha – Rua Samaritana, no 1.185 – Bairro Santa Edwiges, no guichê da Vigilância Sanitária ou clicando neste link.

Ações do Procon

Nos dias de Quaresma, a equipe de fiscalização do Procon Arapiraca também realizará ações educativas e notificações com orientação aos comerciantes quanto à venda dos produtos que são mais procurados durante o período e a exposição de preços e condições de limpeza do local.

As denúncias do órgão estão sendo realizadas através do e-mail: [email protected].

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS