terça-feira, 2 março, 2021
Início Arapiraca Fisioterapeuta explica as causas do desvio postural na infância e adolescência –...

Fisioterapeuta explica as causas do desvio postural na infância e adolescência – Saúde em Foco

De acordo com a fisioterapeuta Analita Fernanda, a adoção de hábitos posturais incorretos nessa fase pode ocasionar o surgimento de desvios anormais na coluna

Nesta terça-feira (23/02), o Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, teve como tema desvio postural na infância e adolescência. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou a fisioterapeuta Analita Fernanda, da Fisio&Saúde.

De acordo com a fisioterapeuta, a infância e a adolescência são períodos importantes para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético, sendo assim, a adoção de hábitos posturais incorretos nessa fase pode ocasionar o surgimento de desvios anormais na coluna. Segundo ela, as causas mais comuns dos desvios são a má postura durante as aulas, situação que piorou com as aulas em casa, o uso incorreto de mochila escolar, a utilização de calçados inadequados, o sedentarismo e a obesidade.

As principais alterações posturais na infância e adolescência são:

  • Hipercifose torácica: desvio da coluna torácica “para frente”, o que ocasiona a posição de “corcunda”, com o pescoço, ombros e cabeça inclinados para frente;
  • Escoliose tóraco-lombar: curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco. Os ombros e quadris ficam com um lado mais alto que o outro;
  • Hiperlordose lombar: acentuação da curvatura lombar, o que deixa os glúteos mais destacados e a barriga mais saliente.

A fisioterapeuta destaca que os pais devem dar preferência a camas com espuma ortopédica para crianças e adolescentes, isso porque as camas de mola, por mais que sejam confortáveis, acabam deixando as pessoas com má postura enquanto estão dormindo e isso também pode causar desvio postural.

A Fisio&Saúde localiza-se na Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 218, no bairro Brasília, em Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: Portal NN1

Rádios

ÚLTIMAS NOTÍCIAS