Policiais civis do Núcleo de Investigação Especial da DGPC (NIESP), coordenados pelo delegado Sidney Tenório, conseguiram capturar na cidade de Lagarto em Sergipe, nessa terça-feira (23), mais um foragido da Justiça do estado de Alagoas, condenado a 26 anos e 8 meses de prisão, pela prática de roubos e associação criminosa.
O mandado de prisão, decorrente de sentença condenatória, foi emitido pela 4ª Vara Criminal de Penedo, Região do Baixo São Francisco de Alagoas.
De acordo com o delegado Sidney Tenório: “com o apoio de policiais civis da Delegacia Regional de Lagarto/SE e do Setor de Inteligência (CEMEP) do sistema prisional daquele Estado, estávamos há alguns dias monitorando os passos desse foragido e em uma ação rápida dos policiais do NIESP, foi ele preso e conduzido, diretamente, para o Estado de Alagoas, sendo apresentado no mesmo dia, na Delegacia Regional de Penedo/AL”, frisou o delegado.
Ele ainda destacou que o capturado, apesar da pouca idade, hoje com 21 anos, é considerado de alta periculosidade, principalmente pelo seu envolvimento em vários crimes violentos com emprego de armas de fogo, praticados tanto no estado de Sergipe, como em Alagoas.
Histórico de crimes:
Na data de 20 de julho de 2021, três criminosos, um deles com revólver, anunciaram um assalto a um mercadinho no centro da cidade de Penedo.
Usando de forte violência, os criminosos renderam quatro vítimas, sendo três clientes e o responsável pelo estabelecimento. Eles subtraíram vários objetos de valor como: aparelhos celulares, produtos que estavam à venda no local e dinheiro, que somadas, ultrapassaram o montante de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
“As vítimas foram conduzidas para os fundos do estabelecimento, onde foram agredidas pelos criminosos, os quais fugiram num veículo Peugeot/207 de cor prata”, destacou a autoridade policial.
Na época, com ajuda do grupamento aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), a Polícia Militar de Penedo conseguiu efetuar a prisão em flagrante dos três assaltantes. Os criminosos reagiram a abordagem policial e o criminoso armado foi lesionado e depois encaminhado ao hospital de emergência de Arapiraca. Com a ação rápida da polícia, os objetos e os valores roubados foram recuperados.
Ainda em 2021, a Justiça concedeu a liberdade aos assaltantes, onde dois deles voltaram a se envolverem em ações criminosas no estado de Sergipe.
O agora capturado voltou a ser preso pela Polícia Civil de Sergipe, acusado da prática de tráfico de drogas e outros roubos, sendo encaminhado ao sistema prisional daquele Estado.
Ele permaneceu preso por mais de dois anos em Sergipe e foi posto em liberdade em outubro de 2023. Na cidade de Lagarto/SE, já se tinha notícias da continuidade do seu envolvimento no tráfico de drogas.