O Gabinete de Segurança de Israel deu sinal verde nesta sexta-feira (17) para um acordo com o Hamas, que prevê um cessar-fogo e a liberação de reféns na Faixa de Gaza. A decisão final, no entanto, ainda precisa ser ratificada pelo Gabinete de Governo liderado por Netanyahu, que se reunirá em breve para deliberar sobre o assunto.
Após uma análise cuidadosa de fatores diplomáticos, de segurança e humanitários, o Gabinete de Segurança concluiu que o acordo atende aos objetivos da guerra. O Hamas também se manifestou, afirmando que as negociações estão progredindo. A reunião que resultou na aprovação do acordo ocorreu após uma avaliação de segurança detalhada.
A previsão é que os primeiros reféns sejam libertados às 12h45 do próximo domingo. A notícia foi recebida com entusiasmo por organizações judaicas no Brasil, que destacaram a relevância da paz e do bem-estar dos civis na região. Contudo, as operações militares em Gaza continuam, e o número de mortos já ultrapassa 100 desde o anúncio do cessar-fogo.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan