quinta-feira, 9 dezembro, 2021
InícioAlagoasGeriatra explica a relação entre esteatose hepática e a demência em idosos...

Geriatra explica a relação entre esteatose hepática e a demência em idosos – Saúde em Foco

Dr. Alexandre Brito destaca que a maioria da população adulta vai desenvolver a esteatose hepática não alcoólica

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela NN FM, nesta segunda-feira (25/10), teve como tema a relação entre a esteatose hepática e a demência em idosos. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o Dr. Alexandre Brito, especialista titulado em clínica médica e em geriatria e gerontologia.

De acordo com o Dr. Alexandre Brito, a esteatose hepática não alcoólica é o acúmulo de gordura no fígado, um problema bastante comum que pode ser causado por fatores de risco como obesidade, diabetes, colesterol alto, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e sedentarismo. “A maioria da população adulta vai desenvolver a esteatose hepática não alcoólica, entretanto, se você controlar o peso, manter uma boa alimentação e uma rotina de atividade física, dificilmente você vai desenvolver esse mal”, destaca.

Segundo o médico, as demências degenerativas em idosos, como o mal de Alzheimer e a demência vascular, estão relacionadas com a falta de cuidado com a saúde. “As demências alteram muito o comportamento do paciente e são difíceis de serem tratadas. Além disso, a demência mental e a vascular podem coexistir”, explica.

Dr. Alexandre Brito ressalta que a hipertensão arterial, o diabetes e o colesterol alto são fatores de risco para o desenvolvimento da esteatose hepática. “Ansiedade, estresse, depressão, tabagismo e sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento de quadros de esteatose hepática, que pode levar à demência como o mal Alzheimer e demência vascular”, aponta.

O médico enfatiza que as sequelas da Covid-19 têm provocado o aumento de casos de déficit cognitivo, também tem aumentado os casos de AVC e de demência mental e vascular. “A Covid-19 trouxe mais casos de demência metal e vascular em idosos jovens”, salienta.

O Dr. Alexandre Brito atende na Cardioclin, localizada na Rua Pedro Soares da Mota, nº 461, bairro São Cristóvão, em Palmeira dos Índios. Telefone: (82) 99965-7284.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a NN FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Veja a entrevista:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS