quarta-feira, 21 abril, 2021
InícioArapiracaGinecologista explica tudo sobre métodos contraceptivos – Saúde em Foco

Ginecologista explica tudo sobre métodos contraceptivos – Saúde em Foco

Dr. Joney Fábio destaca que os métodos contraceptivos podem ser temporários ou definitivos; tire suas dúvidas

Nesta quarta-feira (03/03), o Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, teve como tema métodos contraceptivos. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o Dr. Joney Fábio de Melo Aragão, ginecologista e obstetra da Clínica Fetus.

De acordo com o Dr. Joney Fábio, os métodos contraceptivos podem ser temporários ou definitivos. “Os definitivos são a ligadura das trompas, para mulheres, e a vasectomia para os homens. Já os temporários podem ser de barreira, como a camisinha, a tabela e o DIU (Dispositivo Intrauterino). E os hormonais são os anticoncepcionais, que podem ser oral ou injetável”, explica.

Segundo ele, o médico tem que apresentar os métodos contraceptivos que existem para que a mulher escolha o que é melhor para ela, levando em conta os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). “No caso dos anticoncepcionais, por exemplo, não existe um anticoncepcional ideal para todas as mulheres, por isso, o médico vai indicar o anticoncepcional que melhor se adeque às condições de saúde de cada paciente, considerando os fatores de risco”, ressalta.

O Dr. Joney Fábio salienta que os anticoncepcionais injetáveis podem ser mensal ou trimestral. “Eles são modernos e liberam os hormônios de forma que a mulher não ovule”, enfatiza. Ele complementa explicando que os anticoncepcionais de via oral (pílula) podem ser 21 dias, 24 dias ou de uso contínuo, de 28 dias. Este último faz com que a mulher não menstrue. “Os anticoncepcionais de uso contínuo são indicados para tratamentos de endometriose, por exemplo”, destaca.

Dr. Joney Fábio de Melo Aragão é ginecologista e obstetra da Clínica Fetus, que funciona na Avenida Deputada Ceci Cunha, nº 64, no bairro Brasília, em Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS