27.7 C
Arapiraca
Sexta-feira, 17 Janeiro, 2025

Governadores criticam presença do Brasil na posse de Maduro

Governadores de diferentes espectros políticos expressaram descontentamento com a decisão do governo brasileiro de enviar a embaixadora Gilvânia Oliveira para a cerimônia de posse do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não reconheceu a vitória de Maduro, optou por não participar do evento.

Entre os críticos, destacam-se os governadores Romeu Zema, de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado, de Goiás. Zema classificou como “inaceitável” qualquer tipo de apoio ao governo venezuelano, enquanto Caiado solicitou o cancelamento da presença da embaixadora, mencionando a recente prisão da líder da oposição, Maria Corina Machado, que foi desmentida pelo regime de Maduro.

Helder Barbalho, do MDB, também se manifestou, afirmando que o Brasil não deve se omitir diante da situação política na Venezuela, que ele considera uma ditadura. Ao contrário de Zema e Caiado, o governador do Pará é aliado de Lula.

A posse de Nicolás Maduro aconteceu nesta sexta-feira (10). Apesar da ausência de Lula, o PT e o MST enviaram representantes para o evento. O convite ao presidente foi feito, mas sua decisão de não comparecer reforça a posição crítica do governo brasileiro em relação ao atual governo venezuelano.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Mel Maia é comparada por seguidores a Bruna Marquezine após post de biquíni

Mel Maia compartilhou em seu Instagram imagens onde aparece...

Após ser xingada, Leila Pereira denuncia Dudu por ofensa de gênero

Leila Pereira, atual presidente do Palmeiras, denunciou que Dudu...

Eduardo Camavinga, do Real Madrid, sofre lesão e pode ficar fora por três semanas

O Real Madrid anunciou que Eduardo Camavinga sofreu uma...