sexta-feira, 19 agosto, 2022
HomeAlagoasGoverno de Alagoas autoriza início da construção do Aeroporto de Maragogi

Governo de Alagoas autoriza início da construção do Aeroporto de Maragogi

Autorização para o início das obras foi dada nesta quinta-feira (04/02) pelo governador Renan Filho; previsão para operacionalização é de 2 anos

Depois de mais de duas décadas de espera, o Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, começa, enfim, a sair do chão e a alçar voo. O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram, nesta quinta-feira (04/02), a ordem de serviço para o início das obras do equipamento, orçado em cerca de R$ 120 milhões, com recursos próprios do Tesouro Estadual alagoano.

Diante da dificuldade financeira do governo federal de executar a obra, o poder público estadual de Alagoas assumiu a empreitada de erguer o aeroporto, que vai fortalecer o desenvolvimento do turismo regional. “Num momento de dificuldades orçamentárias que vive o país, quando a gente tem os próprios recursos, facilita a execução da obra. Promovemos a desapropriação da área, fizemos a licitação e hoje estamos assinando a ordem de serviço”, destacou Renan Filho.

O Aeroporto Costa dos Corais contará com um terminal de embarque e desembarque de passageiros, pista de pouso e decolagem de 2.200 metros de extensão, além de um pátio para abrigar duas aeronaves simultaneamente. A área total do empreendimento é de 340 hectares.

Renan Filho lembrou que, junto aos secretários do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, e do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, visitou todas as grandes companhias aéreas do país, que garantiram voos para Maragogi. “Trata-se de um projeto estruturado, acompanhado pelo BNDES e nós vamos, depois, conceder a operação, que será 100% privada, para potencializar a chegada de voos aqui. A gente espera de 10 a 15 voos semanais já no início da operação do aeroporto”, projeta Renan Filho, acrescentando que o equipamento também poderá servir de alternativa ao escoamento de cargas do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco.

“O aeroporto vai induzir o desenvolvimento econômico do Norte de Alagoas e do Sul de Pernambuco”, enfatizou.

A obra será executada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e tem prazo para conclusão de dois anos, após o início dos trabalhos.

“Conforme sempre é o costume do governador Renan Filho: ele assina a ordem de serviço e as obras já são iniciadas. As máquinas já estão trabalhando para que a gente possa acelerar cada vez mais e entregar o aeroporto o mais rapidamente possível”, afirmou Mosart Amaral.

O Litoral Norte de Alagoas é o segundo maior polo turístico alagoano. O município de Maragogi se consolidou como o destino mais procurado por visitantes na região e o segundo mais visitado em Alagoas, ficando atrás apenas da capital Maceió.

“O aeroporto vai facilitar demais o acesso do visitante ao nosso destino turístico. O turista que vem do Sul, do Sudeste, na realidade de hoje, viaja praticamente o dia todo, quase 12 horas para chegar a Maragogi. Depois que chega a Alagoas, com as conexões e tudo mais, ainda tem duas horas de viagem até chegar aqui, tanto para quem vem de Maceió como do Recife”, citou o secretário municipal de Turismo de Maragogi, Diego Vasconcelos, destacando a importância da construção do Aeroporto Costa dos Corais.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi realizada na área onde será erguido o aeroporto. Participaram da cerimônia: o ministro do Turismo, Gilson Neto; o senador Renan Calheiros; o presidente da Embratur, Carlos Brito; e o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, além de secretários estaduais, parlamentares, prefeitos de municípios da região Norte de Alagoas e do Sul de Pernambuco, representantes do trade e operadores do turismo alagoano, dentre outras autoridades.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS