23.3 C
Arapiraca
Sábado, 10 Maio, 2025

Governo de Alagoas e Ufal firmam parceria para realização da 10ª Bienal do Livro

O Governo de Alagoas será o grande parceiro no retorno do maior evento cultural e literário do estado: a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que terá sua 10ª edição entre os dias 11 e 20 de agosto no Centro de Convenções em Maceió. O governador Paulo Dantas recebeu nessa terça-feira (14/03), o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, para firmar a parceria para a realização deste importante evento.

“Nós vamos dar todo o suporte financeiro, técnico, de logística, e o que se fizer necessário e com muito entusiasmo. O governo vai unir todas as forças e esforços para que a Bienal seja um verdadeiro sucesso”, disse o governador, destacando as potencialidades do evento. O reitor Josealdo Tonholo agradeceu a parceria com o Governo de Alagoas e projetou que essa será a Bienal da retomada “do jeito que o povo alagoano gosta e merece”.


“Será uma bienal marcante e que terá como tema Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade. Mais de 400 mil pessoas devem circular por lá e vai ser efetivamente o maior evento do estado”, pontou o reitor que convidou o governador para ser o padrinho da Bienal. “Um governo que respeita a ciência, a tecnologia, a educação e a cultura. A Ufal tem orgulho de ser parceira do governo do estado e que é o seu parceiro preferencial”, completou.

A coordenadora-geral da 10ª Bienal do Livro de Alagoas, Sheila Maluf, destacou que serão gerados aproximadamente 700 empregos durante a Bienal. Com uma estimativa também de comercialização de R$ 5 milhões e mais de 10 mil pessoas capacitadas.  “Porque teremos oficinas, mesas redondas, fora as jornadas que também terão certificados. Tudo isso gratuito para a sociedade alagoana. O governo terá diversos estandes, como a  Biblioteca Pública com a Secult, Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Uneal, Seduc, Arquivo Público com o Gabinete Civil, Seplag, Fapeal e Rádio Educativa”.

RETOMADA

A secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, ressaltou que será uma retomada extremamente importante da Bienal do Livro.  “Nós temos uma experiência já de parceria com a Ufal e considero esse momento determinante para o sucesso da próxima bienal. Não tenho dúvida que realizaremos mais uma vez um grande evento. Temos um governador que é parceiro e demonstra todo o interesse em dar o protagonismo para a educação, a cultura, a ciência e tecnologia e acredito que a experiência de participar e promover essa experiência para os alunos da rede pública, da rede privada e de estudantes do ensino superior é uma experiência única. Vamos tornar essa bienal um símbolo de toda a consciência que tem a cultura e a educação para esse governo”.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, a bienal é um evento que fomenta a curiosidade das crianças, dos jovens em procurar a leitura. “Vou sugerir a equipe da Seduc de tentar transformar pelo menos dois dias letivos em visita a bienal do livro nas escolas demonstrando o quanto o governo de Alagoas apoia a cultura, a leitura, a arte e a alfabetização”.

O secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante, ao destacar a importância do evento, que segundo ele é referência na arte e na literatura, disse que esteve recentemente conversando com o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Maurício Bugarin e tomou conhecimento que “teremos 12 títulos para serem lançados através da bienal com 80% desses títulos de autoras alagoanas”, e sugeriu que com isso se formasse uma comissão por parte do governo do estado para definir a programação visual dos estandes, com uma linguagem única de participação para “que a gente possa potencializar a nossa participação”.

Estiveram no ato que formalizou a parceria, as secretárias Luiza Barreiros (Gabinete Civil);  Renata dos Santos (Fazenda); Gabriel Albino (Planejamento), além do suplente de senador Rafael Tenório, e representantes da Ufal.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Papa Leão XIV seguiu procedimentos da Igreja em casos de abusos, diz bispo peruano

Quando era bispo, Leão XIV “respeitou os procedimentos” internos...

Paquistão acusa Índia de atacar bases aéreas com mísseis

O Exército do Paquistão acusou neste sábado (10) a...

Timberwolves investigam suposto caso de racismo contra Draymond Green em jogo dos playoffs da NBA

O Minnesota Timberwolves anunciou que está investigando um possível...

Karoline Lima revela procedimento no bumbum, mas diz que intenção não é ficar ‘gigante’

Karoline Lima compartilhou com seus seguidores no Instagram que...