21.3 C
Arapiraca
Quarta-feira, 26 Março, 2025

Groenlândia considera visita de delegação dos Estados Unidos como ‘interferência estrangeira’

O governo da Groenlândia manifestou seu descontentamento após o anúncio de uma viagem de uma delegação dos Estados Unidos ao território. A visita, que inclui a esposa do vice-presidente dos EUA, Asha Pence, tem como objetivo oficial a inspeção de uma base militar americana na região. No entanto, um dos motivos da viagem é o desejo de Usha Vance de assistir a uma corrida de cães de trenó, o que gerou críticas do governo local. O premier interino da Groenlândia, Mute Egede, classificou a visita como uma provocação e um sinal de interferência externa.

A comitiva americana é composta por Usha Vance, o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Mike Waltz, e o secretário de energia, Chris Wright. Enquanto os dois últimos têm compromissos na base militar, Usha Vance planeja atividades turísticas. A presença da delegação é reforçada por dois helicópteros Hércules da Força Aérea Americana e 60 policiais, o que aumenta a percepção de uma presença ostensiva dos EUA no território. A Groenlândia, com uma população de menos de 100 mil habitantes, enfrenta um cenário político delicado, especialmente diante das intenções expansionistas do presidente Donald Trump.

Recentemente, a Groenlândia realizou eleições, nas quais o partido Democrático de centro-direita saiu vitorioso. A proposta do partido é buscar uma independência gradual da Dinamarca, sem interferência americana. No entanto, a contínua pressão dos EUA pode influenciar a opinião pública local, levando a um possível desejo de integração com os Estados Unidos. A visita atual, embora oficialmente turística, é vista como parte de um interesse estratégico maior por parte dos EUA.

*Com informações de Fabrizio Neitzke

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Escalação do Palmeiras: Abel Ferreira define time para enfrentar o Corinthians

Corinthians e Palmeiras se enfrentam nesta quinta-feira (27), às...

Vice-presidente dos Estados Unidos vai viajar para Groenlândia na sexta-feira

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, anunciou que...

Brasil é dominado pela Argentina e leva goleada nas Eliminatória

A Argentina provou mais uma vez que não precisa...