O porta-voz do Hamas, Basem Naim, disse nesta sexta-feira (28) que as negociações sobre um acordo de cessar-fogo entre o movimento islamista palestino e mediadores estão ganhando força, enquanto Israel continua suas operações em Gaza. “Esperamos que nos próximos dias haja um verdadeiro avanço na situação de guerra, após a intensificação das comunicações com e entre os mediadores nos últimos dias”, disse Naim à AFP.
Fontes palestinas próximas ao Hamas indicaram que as negociações começaram na quinta-feira à noite entre o grupo islamista e mediadores do Egito e do Catar para reativar um acordo de cessar-fogo e libertar os reféns em Gaza. Naim disse nesta sexta-feira que a proposta “visa alcançar um cessar-fogo, abrir passagens de fronteira e permitir a entrada de ajuda humanitária”.
Acima de tudo, a proposta visa retomar “as negociações sobre a segunda fase, que deve levar ao fim total da guerra e à retirada das forças de ocupação”. A frágil trégua, que proporcionou relativa calma na Faixa de Gaza durante semanas, terminou em 18 de março, quando Israel retomou sua campanha de bombardeios no território.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
As negociações para uma segunda fase da trégua estagnaram. Israel queria estender a fase inicial do acordo, enquanto o Hamas exigia negociações sobre uma segunda fase que levasse a um cessar-fogo permanente. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, governada pelo Hamas, pelo menos 896 pessoas morreram desde que Israel retomou seus ataques. Dias depois, os milicianos palestinos voltaram a disparar foguetes contra Israel a partir de Gaza.
*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira
Leia também
Manifestantes vão às ruas na Cidade de Gaza aos gritos de ‘fora, Hamas’ para protestar contra o movimento palestino
Centenas de palestinos protestam contra o Hamas no norte de Gaza
Fonte: Jovem Pan