31.6 C
Arapiraca
Domingo, 9 Fevereiro, 2025

Hamas propõe cessar-fogo de 135 dias e fim da guerra em Gaza

O grupo islâmica Hamas propôs um acordo de trégua em três fases a Israel, que incluiria a libertação dos reféns sequestrados no último dia 7 de outubro, bem como a retirada total das tropas da Faixa de Gaza. A proposta é que as três fases tenham duração de 45 dias cada, totalizando 135 dias, sendo a primeira focada na libertação dos reféns mulheres e crianças (menores de 19 anos, não militares), idosos e doentes. O texto foi entregue na noite de terça-feira, 6, a mediadores do Catar e do Egito.

Na primeira das três fases da proposta, o Hamas exige a retirada das forças aéreas israelenses das áreas povoadas em Gaza, a entrada de mais ajuda humanitária e o início da reconstrução de hospitais e casas, juntamente com o estabelecimento de acampamentos temporários. Além disso, seriam estabelecidas “conversas indiretas” com Israel para acabar com a guerra e “regressar à paz completa”, uma exigência que até agora Israel sempre negou.

Em uma segunda fase, os homens raptados seriam libertados em troca de um número ainda a ser determinado de prisioneiros palestinos, bem como uma retirada completa do Exército israelense do enclave palestino. Já na terceira fase, seriam trocados os corpos sem vida dos reféns e de outros prisioneiros já falecidos tanto pelas mãos de Israel como do Hamas.

*Com informações da EFE

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Alessandra Negrini encanta fãs ao dançar de biquíni na Bahia

Alessandra Negrini, aos 54 anos, encantou seus fãs ao...

Hong Kong proibirá cigarros eletrônicos em locais públicos a partir de 2026

A partir de 2026, Hong Kong implementará uma proibição...

Novorizontino x Santos : confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Novorizontino e Santos se enfrentam neste domingo (9), em...