O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, informa que acolheu quatro pessoas feridas em uma explosão no bairro Cidade Universitária na madrugada desta quinta-feira (07). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi acionado às 4h41 para socorrer sete vítimas de uma explosão, seguida de desabamento de um prédio, situado no Residencial Maceió 1, no bairro Cidade Universitária, na capital alagoana. Para a ocorrência a Central de Atendimento encaminhou quatro ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Avançado (USAs-UTI Móvel) e duas Unidades de Suporte Básico (USBs), além de 12 socorristas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores.
No local, os socorristas do Samu Alagoas realizaram o atendimento a três vítimas. A primeira era sexo feminino, tinha 51 anos, apresentava queimadura na face, no membro superior direito e no dorso. A segunda era do sexo masculino, tinha 8 anos, e estava com queimaduras na face e fratura no membro superior esquerdo. Já a terceira, era também do sexo masculino, tinha 18 anos, e estava com ferimentos corto-contuso na cabeça e no membro superior esquerdo.
Após serem estabilizadas pelos socorristas do Samu Alagoas, as vítimas sobreviventes foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Também participaram do atendimento das vítimas, agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).
O coordenador clínico do Samu Alagoas, médico Simão Pedro Tavares, destacou que as equipes do órgão fizeram todo o esforço possível para salvar as vítimas que sofreram queimaduras e politraumas. “Para realizar o socorro às vítimas não fatais, contamos com o apoio do Corpo de Bombeiro Militar, com vários profissionais e viaturas”, frisou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, parabenizou a equipe de socorristas do Samu Alagoas pela agilidade, eficiência e humanização com a qual tratou as vítimas da explosão. “Mais uma vez os bravos guerreiros do Samu Alagoas deram uma prova de profissionalismo, competência e preparo para atuar em uma situação emergencial. A eles os nossos agradecimentos pelo empenho em mais esta ocorrência”, frisou o gestor da saúde estadual.
Óbitos
A equipe de socorristas do Samu Alagoas também se deparou no local da ocorrência com três pessoas já sem vida e realizou a constatação dos óbitos. A primeira era uma adolescente de aproximadamente 12 anos, a segunda um homem de aproximadamente 30 anos e a terceira um homem de aproximadamente 60 anos. Em seguida, os corpos foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML) de Maceió para necropsia. Eles foram identificados como Gilvan da Silva, Tarlison Felipe (12 anos) e Wesley Lopes da Silva. Eles estavam no térreo, quando o prédio desabou.
O acidente
De acordo com as primeiras informações, o Corpo de Bombeiros militar de Alagoas foi acionado por volta das 04h39. Tudo indica que a explosão foi provocada por vazamento em um botijão de gás. O local ficou completamente destruído e alguns apartamentos vizinhos também foram atingidos.
Segundo o CBM/AL, no conjunto, são dois pavimentos, com dois apartamentos. Quando a primeira guarnição chegou no local, observou que dois apartamentos tinham desabado, pavimento inferior e superior. Os militares também sentiram um cheiro forte de gás no local.
Os vidros das janelas das edificações ao lado foram todas atingidas e, possivelmente, a estrutura dos prédios estão em risco. As imagens divulgadas pela Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas mostram entulhos por toda parte, e destruição por toda parte.