Um homem de 26 anos, foi preso por tráfico de drogas, na noite de terça-feira (12), no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. A polícia apreendeu 78 caixas de comprimido rohypnol e um aparelho celular, após denúncia de populares sobre tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Militar, o homem que ao avistar a guarnição tentou se desfazer de uma sacola com quatro caixas do comprimido. Ao ser indagado, ele indicou que havia maior quantidade do material escondida em um terreno próximo ao local da abordagem, onde foram encontradas mais 74 caixas. A ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes.
O tráfico dessas medicações tem o objetivo de serem usadas como entorpecentes. Esses remédios, em especial o rohypnol, são consumidos com álcool e outras drogas, causam dependência química e podem levar à morte. Encontrados com preço abaixo do mercado, as substâncias, geralmente usadas para tratar doenças, como ansiedade e depressão, têm como público-alvo adolescentes com menor poder aquisitivo.
Além disso, o rohypnol é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, que induz o sono de forma rápida e intensa, tendo também efeito ansiolítico (redução da ansiedade), anticonvulsivante (combate as convulsões) e relaxante muscular. Por ter um efeito paralisante, o rohypnol tem a reputação de “droga para estupro” (boa noite cinderela) sendo usada para cometer crimes sexuais, por deixar a vítima incapaz de reagir.