Na segunda-feira, a Polícia Militar de Alagoas registrou uma ocorrência envolvendo crimes ambientais. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) seguia em deslocamento quando avistou duas gaiolas penduradas em um imóvel no povoado Poço da Pedra, em Arapiraca. As gaiolas continham aves silvestres.
Ao ser questionado, o proprietário, um homem de 33 anos, informou que mantinha as aves de forma irregular, o que configura crime de cativeiro de animal silvestre. Com a devida autorização, foi realizada a busca no imóvel. No acesso a casa, foi encontrada uma cartucheira contendo munições. O homem, então, admitiu possuir uma espingarda calibre 28 que utilizava para caçar esporadicamente.
No local, os militares apreenderam cinco espécimes de papa-capim, um canário da terra e dois jabutis. Havia também mais munições e materiais como pólvora, espoleta e esfera. Com isso, foi dada a voz de prisão.
Os animais apreendidos são do tipo animais silvestres, que precisam da autorização do IBAMA para viver em cativeiro, sem a autorização é considerado crime ambiental e está previsto na Lei 9.605/1998.
O homem foi encaminhado à Delegacia Regional de Arapiraca para realização dos procedimentos cabíveis.