25.9 C
Arapiraca
Sábado, 18 Maio, 2024

Homem usa maçarico para ameaçar funcionários da UPA de Arapiraca

Um homem foi detido na noite desse domingo (13/08) após ameaçar funcionários da UPA Noel Macedo, no bairro Itapoã, em Arapiraca. Não há informações do que teria motivado as ameaças, porém, usuários da UPA de Arapiraca reclamam constantemente do atendimento na unidade, enfatizando a falta de médicos, bem como as horas de espera.

De acordo com a Polícia Militar, o homem foi encontrado no interior da UPA, com um maçarico nas mãos, ameaçando e amedrontando os funcionários. O homem estava exaltado, não obedeceu às ordens da guarnição e foi necessário o uso da força para contê-lo e realizar a confecção do TCO.

Reclamações constantes sobre atendimento

Os ouvintes da NN FM reclamam, quase que diariamente, sobre a falta de médico, bem como as horas de espera para atendimento.

A reportagem da NN FM esteve na unidade hospitalar no dia 27 de julho e confirmou que, na ocasião, havia apenas uma médica atendendo, provocando horas de espera. A Sesau diz que a UPA Noel Macedo opera com quatro médicos em cada turno.

Veja a reportagem:

A Secretaria de Estado da Saúde enviou uma nota ao Programa Comando 91, na quarta-feira (09/08), e disse que a UPA Noel Macedo funciona com quatro médicos e que o atendimento é feito por classificação de risco.

Veja a Nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Atendimento na UPA Arapiraca

A Direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, em Arapiraca, esclarece, mais uma vez, que o serviço conta com quatro médicos atendendo em cada turno, e não um, como citado na denúncia. Salienta, entretanto, que assim como os demais serviços com este perfil, seja em Alagoas ou em qualquer outro Estado brasileiro, é um equipamento de saúde porta-aberta e o fluxo de assistência aos usuários ocorre mediante classificação de risco, segundo determinação do Ministério da Saúde (MS). Com isso, o paciente é acolhido na porta de entrada, classificado e o atendimento é realizado mediante análise do seu quadro clínico, observando o nível de gravidade apresentado naquele momento, tendo prioridade as pessoas com risco iminente de morte.

Destaca que, pelo fato de a assistência ao usuário ocorrer através de classificação de risco, o atendimento na UPA Noel Macedo ou em qualquer outra unidade com este perfil, pode acontecer de imediato, caso ele chegue apresentando sangramento, fratura exposta, convulsões ou sintomas de AVC e infarto. Em outras situações, conforme prevê o protocolo do Ministério da Saúde, o paciente pode ser atendido em um intervalo de tempo superior a quatro horas, o que também irá depender do número de usuários que estejam aguardando assistência na unidade.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias