27.7 C
Arapiraca
Quinta-feira, 9 Janeiro, 2025

Hospital de Emergência do Agreste inicia programação natalina neste sábado

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, através da Brinquedoteca Alegre e Brinque, em conjunto com o Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) e os profissionais do projeto Preparando a Volta Para Casa, inicia a programação de Natal da instituição a partir das 17h30 deste sábado (10/12). A Programação Natalina vai contar com Cine Natal, oficinas de brinquedos, apresentação de coral e peça, visita do Papai Noel, além de apresentação “Rimas da Esperança Natalina”.

Os encantos natalinos vão tomar conta desde a recepção às enfermarias da maior unidade hospitalar pública do interior de Alagoas. Mamãe e Papai Noel, fadas, príncipes e outros personagens do mundo mágico de diversão vão fazer a alegria de pacientes, acompanhantes e profissionais que estiverem nos plantões durante todo o mês de dezembro.

“A gente sabe como este período deixa todos mais sensíveis e o trabalho de humanização nos dá a oportunidade de transformar o ambiente hospitalar em algo aconchegante para o emocional de todos. Com as atividades é possível colaborar não só em reduzir a tensão de quem está internado, mas também de quem acompanha e dos profissionais que estão longe da família para cuidar de outras pessoas”, explicou a enfermeira Dayane Vasconcelos, que faz parte da coordenação da Brinquedoteca.

A programação contará, ao longo do mês, com Cine Natal nas enfermarias, oficinas de brinquedos natalinos, apresentação de coral, apresentação de peça natalina e visita do Papai Noel, além de apresentação “Rimas da Esperança Natalina, com o grupo Batalha do Bosque, que realiza um ótimo trabalho elaborando rimas musicais conscientizando a população sobre vários assuntos sociais.

A programação terá, também, a participação ativa dos brinquedistas voluntários da Brinquedoteca, que serão responsáveis por várias ações e oficinas que vão garantir diversão não só para as crianças que estiverem internadas, mas também para os adultos.”Numa hora dessa, todo mundo volta a ser criança. Canta, brinca. E é isso que a gente quer: este envolvimento na diversão”, disse a assistente social Eliflan Pereira, também integrante da coordenação da Brinquedoteca do HE do Agreste.

“As apresentações musicais, os personagens fantasiados, as atividades com oficinas, visita de Papai Noel, tudo isso colabora emocionalmente com todo mundo presente no ambiente. E estudos apontam que este trabalho, que faz parte da humanização dos serviços do Hospital de Emergência, ajuda no tratamento físico daqueles que estão internados acelerando o processo para receber alta médica, alivia também o emocional de quem está acompanhando e dos profissionais da instituição”, analisou Rodrigo Barbosa, assistente social e coordenador do GTH.

“Nossas equipes trabalham durante todo o ano com várias atividades dentro do hospital, principalmente em datas comemorativas. Quem está internado, longe da maior parte dos familiares, em tratamento, fica naturalmente estressado. Então, como vai acontecer no Natal, este tipo de programação especial, é a nossa forma de mostrar que todos estão acolhidos e, além do tratamento com medicamentos, exames e cuidados da saúde física, também nos preocupamos com o bem-estar emocional. Assim como dos nossos profissionais que estão aqui trabalhando e se entregando sem medir esforços para salvar vidas. É uma programação feita com afeto por profissionais que não se cansam e, a cada ação, aumentam as doses de carinho”, afirmou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, gerente do HEA.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias