24 C
Arapiraca
Sexta-feira, 9 Maio, 2025

Hospital de Emergência do Agreste promove em Arapiraca conscientização sobre o AVC

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) realizará, no próximo sábado (21/10), uma ação de conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A iniciativa irá ocorrer na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, das 8h às 12h.

O evento, organizado pelo Núcleo de Qualidade da Unidade AVC do HEA, acontece em alusão ao Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro. A doença, conhecida popularmente como derrame, é a segunda maior causa de mortes e incapacidades no Brasil.

Por esta razão, segundo a diretora do HEA, Bárbara Albuquerque, torna-se essencial intensificar a conscientização sobre a prevenção e os cuidados relacionados a essa condição. “É uma oportunidade valiosa para que a comunidade se informe e se conscientize sobre essa doença, que afeta milhares de brasileiros anualmente”, argumentou.

Programação

O evento contará com a participação dos integrantes do Núcleo de Qualidade do AVC e da Liga Acadêmica de Neurologia da Faculdade Uninassau. Durante a ação, serão distribuídos panfletos informativos e prestadas orientações sobre como identificar os sinais de um AVC, bem como medidas preventivas.

Além disso, serão realizados exames de glicemia capilar e aferição da pressão arterial, permitindo que os participantes verifiquem sua saúde vascular, conforme informou o coordenador de Enfermagem da Unidade AVC do HEA, Andervan Leão. Ele destacou que a Unidade de AVC do HEA é referência para o atendimento dos moradores de 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

“Rodas de conversa, divulgações e eventos de saúde desempenham um papel fundamental na segurança e no bem-estar da população. Com esta ação, o HEA e os parceiros contribuem significativamente para reduzir os riscos e impactos do AVC na região”, explicou Adervan Leão.

Referência

Com 18 leitos, sendo oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez de Enfermaria, a Unidade de AVC do HEA se destaca pela excelência no tratamento aos pacientes, conforme destaca o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. “A implantação da Unidade de AVC no HEA representou uma iniciativa fundamental para a saúde pública no interior de Alagoas, porque aumentou as chances de salvar e evitar sequelas nos pacientes que anteriormente tinham que migrar para Maceió”, ressaltou.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Haddad diz que teve conversa franca com secretário do Tesouro dos EUA sobre tarifas de Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira...

Queima de maconha em cidade turca causa crise de saúde pública

Uma cidade na Turquia com 25 mil habitantes enfrentou...

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

O papa recém-eleito Leão XIV será formalmente empossado em...