19.1 C
Arapiraca
Sábado, 6 Setembro, 2025

Identidade Digital é a melhor opção para brincar o carnaval sem preocupação de perder o documento

O Carnaval está se aproximando e diversos cuidados devem ser tomados para aproveitar o feriado prolongado sem qualquer aborrecimento, como por exemplo, perder os documentos. Uma dica importante para quem vai aproveitar os quatro dias de folia é o uso da versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN), disponível gratuitamente no aparelho de celular.

Em Alagoas, mais de 600 mil pessoas estão aptas a baixar o aplicativo Gov.BR disponível nas plataformas IOS e Android para usar o modelo virtual do documento. A única exigência, antes de acessar a versão digital, é que o usuário tenha emitido a nova Carteira de Identidade Nacional no formato físico.

O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, explicou que a via eletrônica da identidade é um avanço tecnológico que facilita o cotidiano de todos os brasileiros. Seja em casa, na praia ou no meio do bloquinho, ter o documento a um clique é muito mais prático e eficaz do que carregá-lo dentro da carteira.

“O aplicativo é totalmente gratuito. Após acessá-lo, basta fazer o cadastro, acessar o sistema, ir até a opção de documentos digitais, ativar a identidade digital e cair na folia com segurança e tranquilidade”, explicou o superintendente, apontando várias vantagens para possuir a CIN Digital.

A principal delas é que o documento digital não se danifica, seja com o suor, com o mela-mela das festas de carnaval ou esquecida no bolso durante um banho de praia, lagoa ou até mesmo piscina. Diferente do modelo de papel que pode ser danificado em diferentes ocasiões.

A perita-geral da Polícia Científica de Alagoas, Rosana Coutinho, destacou também que a CIN digital inibe perdas e previne furtos e roubos, já que ela é virtual e pode ser baixada a qualquer momento no telefone celular. Outra vantagem é que a versão online reúne dados de outros documentos do cidadão e tem validade nacional.

“Desde fevereiro de 2022, o documento digital pode ser utilizado para a identificação pessoal, sem a necessidade de documentação complementar. Essa dica de usar a versão online serve não só para o carnaval, mas para o dia a dia do cidadão alagoano que já possui a sua Carteira de Identidade Nacional, pela praticidade e segurança do documento”, afirmou a perita-geral.

Mas, caso o cidadão opte por usar a carteira física e nesse período aconteça alguma intercorrência como extravio, dano, perda ou roubo, a gestora da Polícia Científica alerta que, para segurança do proprietário do documento, é necessário o registro de um boletim de ocorrência que pode ser realizado na delegacia virtual.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Adolescente desaparecido é encontrado morto em barragem na zona rural de Arapiraca

O corpo do adolescente Fernando Vitor de Neves Ferreira,...

Trump assina decreto que renomeia Pentágono como Departamento da Guerra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na...

Trump sediará cúpula do G20 de 2026 em um de seus resorts em Miami

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta...