31 C
Arapiraca
Sexta-feira, 11 Abril, 2025

Idosa de 90 anos abandonada pelo neto em Santana do Ipanema se recupera em abrigo

Joanilta Alcântara de 90 anos foi abandonada pelo próprio neto e encontrada em condições desumanas, trancada em casa, em Santana do Ipanema, no dia 10 de março deste ano. Quase dois meses depois de ser resgatada, ela se recuperou e agora está sendo acolhida em um abrigo. O neto, de 29 anos, foi preso nesta terça-feira (30), por abandono de incapaz. (veja abaixo as imagens do local onde a idosa vivia)

De acordo com a  Polícia Civil de Alagoas, por meio da Delegacia Regional de Santana do Ipanema, coordenada pela delegada Daniella Andrade, a equipe cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 29 anos, que estava foragido por abandono de incapaz contra sua avó. O acusado foi capturado no município de Dois Riachos.

A situação foi constatada desde o dia 10 de março, quando uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) visitou a avó do acusado. No local, a idosa foi encontrada em uma condição insalubre, sozinha, sem conseguir locomover-se no sofá da casa, sem colchão e sem acesso a comida ou água potável.

A vítima, além de sofrer pela falta de condições em higiene pessoal, estava muito magra e apresentava feridas causadas por carrapatos, evidenciando a falta de cuidado. Ela foi resgatada e encaminhada ao abrigo. Em entrevista à TV Gazeta, dona Joanilta destaca que, dentre outras coisas que tem recebido da casa de acolhimento, estão carinho e afeto.

A Delegacia instaurou inquérito e averiguou que, mesmo recebendo dois salários mínimos como benefício do INSS, a idosa não estava recebendo os cuidados necessários por parte de seu neto, que ostentava vida confortável como fotógrafo de casamentos e ensaios, conforme constatado em redes sociais.

Os vizinhos da idosa, em depoimento, afirmaram não ter conhecimento da presença de alguém na casa, pois a residência estava sempre trancada e aparentemente abandonada.

O autor foi indiciado pelo abandono da incapaz e diversos crimes contra o Estatuto do Idoso, e transferido para a CISP de São José da Tapera, onde ficará a disposição da justiça.

A Delegada Daniella Andrade, da Delegacia Regional de Santana do Ipanema, fala sobre o caso:

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Pinguim transportado em caixa causa acidente em helicóptero na África do Sul

Um pinguim que era transportado em uma caixa causou...

Trump apoia horário de verão permanente e critica mudanças de relógio

Donald Trump manifestou seu apoio à implementação do horário...

Tereza Nelma deixa governo federal e vai assumir secretaria no governo Paulo Dantas

A ex-deputada federal Tereza Nelma (PSD) está deixando a...