sexta-feira, 15 janeiro, 2021
Início Arapiraca Idoso testa positivo para Covid-19 e morre durante atendimento em Arapiraca

Idoso testa positivo para Covid-19 e morre durante atendimento em Arapiraca

A vítima teria chegado à Central de Triagem Iza Castro passando mal

Um idoso, de 73 anos, morreu após passar mal durante atendimento, na madrugada desta sexta-feira (20/11), na Central de Triagem Iza Castro, em Arapiraca, Agreste de Alagoas. O senhor chegou a realizar o teste rápido, e testou positivo para Covid-19.

A vítima teria chegado ao local passando mal, as equipes tentaram reanimar o idoso, porém ele não resistiu. A Secretaria de Estado da Saúde, Sesau, confirmou o atendimento do paciente, e disse que o mesmo apresentava sintomas de infarto grave, e a família se recusou a levar o idoso para um hospital de referência (veja a nota na íntegra no final da matéria).

O local foi isolado, e todas as medidas cabíveis realizadas. Arapiraca tem registrado um aumento de casos positivos da doença. Até esta quinta-feira (19/11), o município tinha 13.021 casos positivos e 231 óbitos.

Nota da Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, na madrugada desta sexta-feira (20), por volta de 1h25, a Central de Triagem Iza Castro, localizada em Arapiraca, atendeu o paciente J.A.S., de 73 anos, levado por sua família em busca de atendimento para a realização do teste rápido para diagnóstico positivo ou negativo de Covid-19.

Ainda na triagem, o paciente apresentava sintomas de infarto grave e a família foi orientada pela equipe médica a encaminhá-lo para o Hospital Regional de Arapiraca com vistas a um serviço de maior suporte e por ser referência no atendimento, no entanto houve recusa por parte da família.

Conforme relatório médico da Central de Triagem Arapiraca, o paciente foi atendido, passou pelo teste rápido, com resultado positivo para Covid-19 e sua saturação estava em 64%. A equipe médica, novamente, informou à família do paciente que ele precisava ser encaminhado ao hospital, de forma urgente, por conta do quadro clínico que estava apresentando. Os familiares ainda informaram à equipe da Central de Triagem que o paciente tinha comorbidades como hipertensão e diabetes.

De imediato, a Central de Triagem acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com base em Arapiraca, para a realização do socorro e encaminhamento ao hospital. Em paralelo ao chamado ao Samu, os médicos plantonistas da Central de Triagem colocaram em prática o procedimento de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), mas não houve êxito e o óbito foi constatado.

A Central de Triagem reitera que colocou em prática todos os procedimentos para atender o paciente J.A.S., assim que chegou ao local. Reforça, ainda, ter comunicado à família sobre a necessidade de levá-lo ao Hospital Regional de Arapiraca para maior suporte em decorrência do quadro de infarto grave que apresentara. Por fim, a Central de Triagem lamenta o óbito do paciente e se solidariza com a família.

 

Rádios

ÚLTIMAS NOTÍCIAS