terça-feira, 16 agosto, 2022
HomeArapiracaInfertilidade: Saiba como funciona a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro...

Infertilidade: Saiba como funciona a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro – Saúde em Foco  

Dr. Joney Fábio de Melo explica que tanto a inseminação intrauterina como a fertilização in vitro são técnicas indicadas para casais com infertilidade conjugal

Nesta quarta-feira (03/02), o Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, comemora oito anos no ar e neste dia de festa André Pepes recebeu o Dr. Joney Fábio de Melo Aragão, ginecologista e obstetra da Clínica Fetus, para falar sobre inseminação intrauterina e fertilização in vitro.

De acordo com o especialista, tanto a inseminação intrauterina como a fertilização in vitro são técnicas de fertilização indicadas para casais com infertilidade conjugal, ou seja, quando a mulher ou o homem têm problemas de infertilidade, ou quando ambos apresentam problemas que impeçam a gravidez de forma natural. Segundo ele, 50% dos casos de infertilidade são por causas masculinas e 50% são devido a problemas femininos.

O especialista explica que a inseminação intrauterina é uma técnica de baixa complexidade, que ocorre através da inserção de uma amostra do sêmen do parceiro, com espermatozoides selecionados previamente, no interior do útero de forma programada, no momento da ovulação, para que assim os espermatozoides cheguem até às trompas e encontrem os óvulos, ocorrendo assim a fecundação e formação do embrião.

Já a fertilização in vitro é uma técnica complexa, onde a produção de óvulos é estimulada através de medicamentos. “Quando ocorre a ovulação, os óvulos são captados e fertilizados pelos espermatozoides em um laboratório. Após esse processo, é preciso aguardar o tempo necessário para a formação dos embriões e depois um embrião é injetado no útero para que assim comece o processo de gestação de forma natural”, destaca o médico.

Segundo o Dr. Joney Fábio, os embriões excedentes são congelados e o casal tem um ano para decidir o que querem fazer com eles, se doam, mantêm congelados ou descartam. Ele destaca que a Clínica Fetus está se preparando para começar a disponibilizar a inseminação intrauterina. Já a fertilização in vitro é realizada em parceria com outras clínicas, inclusive com uma de Recife que tem conseguido bons resultados.

O Dr. Joney Fábio de Melo Aragão é ginecologista e obstetra da Clínica Fetus, que funciona na Avenida Deputada Ceci Cunha, nº 64, no bairro Brasília, em Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: Portal NN1

 

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS