A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As rodadas mais recentes desses modelos indicam ocorrência de chuvas que podem gerar acumulados significativos na metade leste do Estado de Alagoas, em particular nas regiões do Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste a partir da noite desta quarta-feira (17) se intensificando durante a quinta-feira (18) e podendo se estender até a sexta-feira (19). Nas demais regiões há possibilidade de chuva, mas sem risco associado.
A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera favorecem a formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste da região Nordeste do Brasil. Há previsão de chuva de intensidade moderada a forte no Estado de Alagoas nas próximas 72 horas. Atenção especial para as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos a partir da próxima noite.
Ocorrência de chuva de intensidade moderada a forte podem gerar acumulados significativos sobre as cidades nas regiões ambientais da metade leste do Estado de Alagoas. Há possibilidade de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação em pequenos rios e riachos, bem como aumenta-se o risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, também há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando
as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.