26 C
Arapiraca
Segunda-feira, 7 Abril, 2025

Israel intensifica presença militar e aumenta zona-tampão em Gaza

As Forças Armadas de Israel intensificaram sua presença na Faixa de Gaza, ocupando aproximadamente 50% do território palestino desde o início do conflito no mês passado. Observadores notaram que a zona-tampão estabelecida pelos militares se expandiu, passando de pouco mais de 1 km para até 3 km em algumas áreas. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que suas tropas continuarão a controlar partes do enclave, mesmo após a queda do Hamas. De acordo com informações do Hamas, o número de mortos já ultrapassou 50 mil, com mais de 1.350 vítimas desde o reinício das hostilidades, incluindo cerca de 500 crianças. Um ataque aéreo em Khan Younis atingiu um acampamento de jornalistas, resultando na morte de um repórter e ferindo outros profissionais.
Organizações internacionais têm denunciado a grave situação de fome em Gaza, agravada pela restrição à entrada de ajuda humanitária. Em um episódio trágico, 15 trabalhadores humanitários foram mortos por soldados israelenses em Rafah. O governo de Israel reconheceu um “erro” e prometeu investigar o ocorrido. O Crescente Vermelho Palestina informou que as autópsias indicaram sinais de execução, levando a Alemanha a exigir uma investigação imediata sobre o caso.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

A pressão para uma desescalada do conflito vem de diversas fontes, tanto internas quanto externas. Movimentos políticos palestinos convocaram uma greve geral em resposta à situação. O presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou apoio a um plano de reconstrução para Gaza, mas enfatizou que o Hamas não deve ter qualquer papel na administração da região. Netanyahu também se reuniu com autoridades em Washington para discutir a guerra em Gaza e as relações entre Israel e os Estados Unidos. Durante a visita, ele ressaltou o apoio da administração Trump, que foi menos crítica em relação às ações israelenses, em contraste com a postura da administração Biden.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Leia também

Trump: o efeito colateral pode ser pior que a doença

Trump anuncia diálogo com Japão sobre tarifas e relações comerciais

Trump recebe Netanyahu na Casa Branca para negociar redução das tarifas recíprocas

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

CRB e CSA conhecerão na quarta-feira (9) seus adversários na terceira fase da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou para a...

CBF confirma adiamento do início da Série D 2025; ASA e Penedense representam AL na competição

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu, nesta segunda-feira (7), ofício...

Ator de ‘Narcos: México’ fica em coma induzido após infecção de bactéria

Manuel Masalva, conhecido por interpretar Ramón em “Narcos: México”,...