sexta-feira, 12 agosto, 2022
HomeArapiracaJá ouviu falar em constelação sistêmica familiar? Terapeuta explica como o método...

Já ouviu falar em constelação sistêmica familiar? Terapeuta explica como o método funciona – Saúde em Foco

O psicanalista e terapeuta Flávio Ferreira explica como a constelação sistêmica familiar pode ajudar pessoas com traumas familiares

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta segunda-feira (15/02), teve como tema constelação sistêmica familiar. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou Flávio Ferreira, terapeuta integrativo em constelação sistêmica familiar e pedagógica. Ele é psicanalista e graduado em Letras.

A constelação sistêmica familiar é um método que se baseia em elementos da terapia familiar sistêmica, fenomenologia existencial e atitudes em relação à família, criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.

De acordo com Flávio Ferreira, a constelação sistêmica familiar é recomendada para adultos e ajuda as pessoas a observarem onde sua alma ficou parada, lá no passado, e por que ela ficou parada. “Constelação significa lugar. Vamos descobrir qual lugar você ocupa no seu sistema familiar? A constelação fará você olhar para um trauma do passado, onde sua alma ficou parada”, explica.

Segundo o terapeuta, a constelação sistêmica familiar é indicada para quem tem problemas familiares, traumas de família, com pai, mãe, que não conseguiram superar a mágoa e, por isso, a vida não flui, é como se realmente a alma da pessoa estivesse presa em algum lugar do passado, lugar de dor, de luto, de trauma não resolvido.

“A constelação sistêmica familiar vai te ajudar a se curar desses traumas. Você olha para o seu passado, para os traumas, para os pais que não foram como você gostaria, olha para sua história que não foi bonita e toma para si, toma posse da sua história de vida e assume como sua”, esclarece o terapeuta.

Flávio Ferreira ressalta que a constelação sistêmica familiar não vende cura, é um método que vai ajudar às pessoas a entender o porquê dos traumas familiares e assim vai ajudar a pessoa a curar sua alma desses traumas.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: Portal NN1

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS