O cenário cinematográfico alagoano ganha mais uma oportunidade para se aprimorar e brilhar com as inscrições para a 3ª edição do Laboratório de Roteiro do Agreste Alagoano, também conhecido como LabNAVI, organizado pelo Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI).
O evento oferece uma imersão única e exclusiva no mundo dos roteiros, com atividades focadas no desenvolvimento dessa arte essencial para o cinema.
Na nossa região, o LabNAVI destaca-se por trazer consultores em parceria com o Projeto Paradiso Multiplica. Essa iniciativa tem como objetivo fomentar o crescimento da produção audiovisual, enriquecendo o processo criativo e narrativo por meio de mentoria especializada.
As inscrições estão abertas e permanecerão gratuitas até este domingo (27/08). O evento tem como foco principal os roteiristas nascidos em Alagoas ou que atualmente residam no estado, com prioridade para aqueles provenientes do Agreste.
Vale ressaltar que os participantes selecionados terão a oportunidade de participar de consultorias exclusivas durante o 2º Festival de Cinema de Arapiraca. Posteriormente, oficinas complementares serão realizadas em locais a serem definidos.
O regulamento e a ficha de inscrição podem ser conferidos neste link a seguir: www.festivaldecinemadearapiraca.com/home/labnavi
A MUITAS MÃOS
O LabNAVI conta com o patrocínio do SEBRAE/AL pelo segundo ano consecutivo, demonstrando o comprometimento em fortalecer a indústria audiovisual local. A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, também desempenha um papel fundamental como patrocinadora do evento.
A realização é uma colaboração entre o Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), Arte Camaleão, Filmes de Bananola e Arica Filmes. O Projeto Paradiso Multiplica se une a essa parceria como um importante apoiador cultural.
Segundo os organizadores, se os interessados(as) têm ideias para curta-metragens e pretendem participar de editais voltados para o segmento do audiovisual, este é um ótimo ensejo para se preparar.
“Durante o Festival de Cinema, faremos consultorias em seis roteiros selecionados, que receberão uma bolsa de R$ 1 mil cada. Realizaremos exercícios de prática e escrita de roteiro, totalizando uma carga horária de 60h, havendo também encontros online, como no ano passado. Ao final do processo, os participantes deverão apresentar um roteiro de curta-metragem de ficção ou documentário, bem como sinopse atualizada e descrição dos personagens. Com consultorias coletivas e individuais, o LabNAVI fará a sua estreia no nosso Festival e estamos animados para escrever essa nova história juntos!”, diz Leandro Alves, um dos idealizadores do NAVI e, também, do Festival de Cinema de Arapiraca, que terá 2ª edição entre os dias 13 e 17 de setembro próximo.
A importância desses eventos e cursos de formação é vital para o desenvolvimento do audiovisual onde estamos inseridos.
O Estado de Alagoas está cada vez mais se destacando no cenário do cinema, e iniciativas como o LabNAVI contribuem significativamente para consolidar essa evolução, capacitando e inspirando roteiristas a explorar novos horizontes criativos e elevar a qualidade das produções locais, a falar e mostrar o nosso povo.