33.8 C
Arapiraca
Quarta-feira, 26 Março, 2025

Líder da Groenlândia rebate ameaças de Trump: ‘Não queremos ser americanos’

A última declaração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia gerou uma resposta imediata e contundente da Dinamarca. Trump afirmou, em um discurso no Capitólio, que a Groenlândia se tornaria, de uma forma ou de outra, propriedade americana. Este discurso, que durou uma hora e quarenta minutos, foi o mais longo desde 1964 e destacou o interesse estratégico e militar dos Estados Unidos pela ilha do Ártico.

Em resposta às declarações de Trump, o primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Egede, deixou claro que os groenlandeses não têm interesse em se tornarem americanos ou dinamarqueses, mas sim em preservar sua própria identidade. Egede enfatizou que a Groenlândia não está à venda e que os Estados Unidos não podem simplesmente tomar posse da ilha. Esta declaração foi feita através de uma rede social, sublinhando a resistência do governo groenlandês às intenções americanas.

A Dinamarca também se posicionou firmemente contra as declarações de Trump. O ministro da Defesa da Dinamarca, Trine Bramsen, afirmou à imprensa estatal que a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos nunca acontecerá. Esta situação tem gerado tensão no cenário geopolítico mundial, com a Dinamarca e a Groenlândia reafirmando sua soberania diante das declarações de Trump.

*Com informações de Eliseu Caetano 

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

EUA anunciam acordo de trégua parcial entre Rússia e Ucrânia

Na manhã desta quarta-feira (26), foi divulgado um acordo...

Juiz da Turquia ordena prisão de fotógrafo da AFP

Um juiz turco ordenou a prisão temporária de um...

VÍDEO – Guarda municipal é vítima de atentado em Campo Alegre e PC investiga

A Delegacia de Campo Alegre está investigando uma tentativa...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (26) a...