23.3 C
Arapiraca
Quinta-feira, 8 Maio, 2025

Líderes mundiais parabenizam papa Leão XIV e falam em fortalecimento de relações, diálogos e paz 

Após o anúncio de que um novo papa havia sido eleito e a apresentação dele para o público, não demorou para que as reações internacionais começassem a aparecer. Além do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, país ao qual Robert Fancis Prevost, nasceu, outros líderes também se manifestaram. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou o papa Leão XIV e expressou esperança de que o pontífice americano e peruano inicie um “diálogo construtivo” com o Kremlin. “Confio que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuem a desenvolver-se com base nos valores cristãos que nos unem”, afirmou Putin em uma mensagem publicada pelo Kremlin.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

Quem também se manifestou foi o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Ele disse esperar que o Vaticano continue apoiando “moralmente e espiritualmente” Kiev para “restabelecer a justiça e alcançar uma paz duradoura” com Moscou. “A Ucrânia aprecia profundamente a posição constante da Santa Sé em favor do respeito ao direito internacional, condenando a agressão militar da Federação da Rússia contra a Ucrânia e protegendo os direitos dos civis inocentes”, acrescentou Zelensky, em uma mensagem publicada no X.
O líder israelense, Isaac Herzog, disse esperar que os laços entre seu país e o Vaticano sejam reforçados, “Aspiramos fortalecer as relações entre Israel e a Santa Sé, assim como a amizade entre judeus e cristãos na Terra Santa e em todo o mundo”, afirmou em um comunicado. Donald Trump, parabenizou Leão XIV. “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, disse ele. “Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um grande momento!”. Marco Rubio, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, também se manifestou. “Os Estados Unidos anseiam aprofundar sua relação duradoura com a Santa Sé com o primeiro pontífice americano”, disse Rubio, um católico conservador, em um comunicado.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, instou o novo pontífice a defender os migrantes “humilhados” nos Estados Unidos. O premiê espanhol, Pedro Sánchez, e o chanceler alemão, Friedrich Merz, também o felicitaram.

Leia também

Liderança, sabedoria e defesa da fé: o que está por trás do nome papa Leão 14

Trump parabeniza o papa Leão XIV: ‘É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano’

 

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Presentes para as mães de todas as personalidades

Mãe só tem uma e, claro, no dia delas...

Trailer de ‘GTA 6’ tem quase 90 milhões de visualizações em dois dias

Após anunciar a nova data do lançamento de “GTA...

Idosa de 95 anos com Alzheimer é estuprada em Marechal Deodoro

Uma idosa de 95 anos, com diagnóstico de Alzheimer,...