20.2 C
Arapiraca
Quinta-feira, 29 Maio, 2025

Lista de agências dos Correios em Alagoas para pedir a devolução de descontos indevidos do INSS

A partir da próxima sexta-feira (30), os aposentados e pensionistas do INSS – em Alagoas – também poderão procurar as agências dos Correios, para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios. A iniciativa é parte de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com atendimento disponível nas 4.730 unidades em todo o país.

Em Alagoas, além da agência dos Correios em ARAPIRACA, as demais também estão na lista.

Veja a lista de agências dos Correios em Alagoas.

atendimento é voltado a beneficiários que têm dificuldades com internet ou telefone, ou que se sentem mais seguros com atendimento presencial. Apesar disso, os canais preferenciais para a consulta continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Quem já realizou a verificação por essas vias não precisa se dirigir a uma agência.

Para ser atendido, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal pode ser atendido, desde que apresente uma procuração autenticada. Nessa situação, o acesso será restrito à consulta.

O atendimento nas agências será feito por meio de uma plataforma eletrônica específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo segurança às informações.

Os aposentados e pensionistas poderão: Consultar se houve desconto não autorizado; Requerer contestação de descontos indevidos; Reconhecer a autorização de algum desconto; Consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis); Analisar e contestar documentos apresentados pela associação; Imprimir protocolo com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.

O serviço será gratuito e realizado por equipes treinadas. Haverá prioridade de atendimento para aposentados e pensionistas, com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos. Para moradores de áreas remotas, o Governo Federal e os Correios estão planejando ações itinerantes e busca ativa, com o compromisso de garantir acesso ao serviço para todos.

No entanto, nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a realizar visitas domiciliares. Caso alguém apareça alegando isso, trata-se de um golpe.

 

 

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Tribunal dos Estados Unidos bloqueia tarifas recíprocas de Trump

Um tribunal dos Estados Unidos especializado em comércio internacional...

Técnico Rommel Vieira foi apresentado oficialmente no Penedense

A diretoria do Penedense apresentou na noite desta quarta-feira...