A partir da próxima sexta-feira (30), os aposentados e pensionistas do INSS – em Alagoas – também poderão procurar as agências dos Correios, para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios. A iniciativa é parte de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com atendimento disponível nas 4.730 unidades em todo o país.
Em Alagoas, além da agência dos Correios em ARAPIRACA, as demais também estão na lista.
Veja a lista de agências dos Correios em Alagoas.
O atendimento é voltado a beneficiários que têm dificuldades com internet ou telefone, ou que se sentem mais seguros com atendimento presencial. Apesar disso, os canais preferenciais para a consulta continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Quem já realizou a verificação por essas vias não precisa se dirigir a uma agência.
Para ser atendido, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal pode ser atendido, desde que apresente uma procuração autenticada. Nessa situação, o acesso será restrito à consulta.
O atendimento nas agências será feito por meio de uma plataforma eletrônica específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo segurança às informações.
Os aposentados e pensionistas poderão: Consultar se houve desconto não autorizado; Requerer contestação de descontos indevidos; Reconhecer a autorização de algum desconto; Consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis); Analisar e contestar documentos apresentados pela associação; Imprimir protocolo com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.
O serviço será gratuito e realizado por equipes treinadas. Haverá prioridade de atendimento para aposentados e pensionistas, com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos. Para moradores de áreas remotas, o Governo Federal e os Correios estão planejando ações itinerantes e busca ativa, com o compromisso de garantir acesso ao serviço para todos.
No entanto, nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a realizar visitas domiciliares. Caso alguém apareça alegando isso, trata-se de um golpe.