33.2 C
Arapiraca
Terça-feira, 22 Abril, 2025

Lua do Castor: última Superlua de 2024 acontece nesta sexta

FonteCNN

A quarta e última Superlua de 2024 vai dar as caras no céu noturno desta sexta-feira (15). No Brasil, ela deve nascer no horizonte na direção leste por volta das 18h30 (horário de Brasília).

As Superluas ocorrem quando uma Lua cheia coincide com o momento em que o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), já que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.

Embora existam definições diferentes para isso, uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu já costuma ser considerada uma Superlua. O nosso satélite pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante no perigeu do que quando está em seu ponto mais distante do planeta, conhecido como o apogeu.

Durante cada órbita de 27 dias ao redor da Terra, a Lua atinge o perigeu quando está a cerca de 356.800 km da Terra e o apogeu quando está a cerca de 406.400 km do nosso planeta. No entanto, a distância exata desses pontos varia, e algumas Superluas podem chegar mais próximas que outras.

O fenômeno ocorre de três a quatro vezes por ano, sempre de maneira consecutiva.

Lua do Castor?

A Lua cheia de novembro também é conhecida como Lua do Castor. O apelido foi dado pelos povos nativos dos Estados Unidos, pois este é o mês em que os castores terminavam de construir suas tocas, feitas de galhos e lama, para estocar comida o suficiente e se preparar para a chegada do inverno no Hemisfério Norte.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Incêndio em fábrica de fogos deixa dois feridos em Marechal Deodoro

Um incêndio atingiu uma fábrica de fogos pirotécnicos, localizada...

Homem desaparece em Israel após ser atacado por tubarão

Um homem está desaparecido após ser atacado por um...

Ataque a turistas na Caxemira deixa ao menos 24 mortos

Ao menos 24 pessoas morreram na região da Caxemira,...