24.1 C
Arapiraca
Terça-feira, 29 Abril, 2025

Lula se reuniu em Roma com Julian Assange: ‘Exemplo na luta pelos direitos humanos’

Na última sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou Julian Assange como um ícone na defesa dos direitos humanos, após um encontro com o jornalista na embaixada brasileira em Roma. Lula enfatizou a relevância de Assange na luta pela liberdade de imprensa, expressando seu respeito pelo trabalho do jornalista desde sua libertação em 2024, quando enfrentou acusações de espionagem nos Estados Unidos. “Ele é um exemplo para todos que atuam em defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos”, escreveu Lula.
Durante sua estadia na Itália, que incluiu a participação no funeral do papa Francisco, Lula abordou o papel do pontífice na promoção da liberdade de expressão e da democracia. Ele destacou que Francisco trouxe um novo ânimo à campanha pela libertação de Assange, reforçando a importância desse movimento para a sociedade. “Fiquei muito feliz em constatar que Assange está bem de saúde e está reconstruindo a sua vida familiar e profissional”, finalizou Lula.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

O fundador do Wikileaks, Assange, ficou detido em Londres de 2019 a 2024 e, para evitar a extradição para os Estados Unidos, declarou-se culpado. Lula considerou a libertação de Assange uma “vitória democrática”, ressaltando que a situação global se tornou “melhor” e “menos injusta” com sua soltura. O presidente também manifestou contentamento ao saber que Assange está recuperando sua saúde e reestruturando sua vida pessoal e profissional.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 

Leia também

Lula parabeniza Mark Carney, novo primeiro-ministro canadense, pela vitória do Partido Liberal nas eleições

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias