Em um mês de funcionamento do novo sistema de agendamentos, as Centrais Já! registraram quase 40 mil atendimentos em Alagoas, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O serviço mais solicitado pelos usuários foi a emissão de RG, que registrou mais de 16 mil emissões em um mês. Em comparação com a média por mês do sistema anterior, houve um aumento de 36,49% nas emissões.
Ainda de acordo com o levantamento, foram feitos 72.672 cadastros e 46.122 agendamentos, desde quando o novo sistema foi implantado. E além da emissão de RG, os serviços mais solicitados pelos usuários foram a emissão da 1ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 2.326 atendimentos; a correção de dados cadastrais, com 2.121 atendimentos; e a alteração de dados na CNH, com 1.393 atendimentos.
A unidade Já! que mais recebeu usuários foi a do Maceió Shopping, que deu suporte a quase 11 mil pessoas. O maior público de usuários se concentrou nas mulheres cisgêneros, que correspondeu a 39,26% do público das Centrais Já! de Alagoas.
“O agendamento para o atendimento no Já! foi rápido. Eu precisei de uma segunda via do meu RG e no mesmo dia consegui fazer a marcação do horário. Ao chegar ao local agendado, não demorei muito para ser atendido, foi bastante rápido e eficiente”, conta o advogado Anderson dos Santos.
O novo sistema que comporta os agendamentos das unidades Já! também está sendo utilizado há um mês para o serviço de outros órgãos em Alagoas, como é o caso da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), do Detran; do Instituto de Identificação; e do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
“O novo sistema é gratuito, foi desenvolvido pela Seplag e idealizado e construído pelo corpo técnico do estado. Ele foi feito através de mapeamento de todos os problemas identificados nos outros sistemas usados e foram adicionadas ao projeto formas de solucionar problemas que a gente ainda não tinha mapeado anteriormente. Então, o novo sistema é inclusivo, mapeia dados relacionados ao nosso público para que a gente possa trazer mais serviços, desenvolver ações e promover maior inclusão social”, enfatiza Elesjandely Marques, secretária executiva de gestão interna da Seplag.
Para o agendamento nas unidades Já!, o usuário deve realizar cadastro e login na página https://ja.al.gov.br/ pelo gov.br ou pelo Google. Dentro do sistema, serão apresentadas todas as unidades que possuem vagas disponíveis. No momento em que o usuário escolher o serviço desejado, será assegurado a ele um tempo de 5 minutos para que as informações sejam conferidas antes da confirmação do agendamento.
Acessibilidade
As mudanças no novo sistema também previram melhorias na acessibilidade. Agora, as chamadas para deficientes visuais e auditivos contam com um dispositivo para que eles tenham mais autonomia.
Para a chamada de usuários com deficiência visual, o chamador reproduz um som com as informações presentes na tela, como guichê, ficha de chamada e o órgão. E para os usuários com deficiência auditiva, a tela fica verde e informa, através de linguagem de sinais, que o requerente está autorizado a ir ao guichê sugerido em tela.