Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) flagraram, nessa quarta-feira (11/01), diversas mercadorias sem nota fiscal no município de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas. Os materiais foram avaliados em R$ 202.403,70. Os produtos eram trazidos para o Estado sem que realizassem a passagem obrigatória pelo posto fiscal de Porto Real do Colégio, via balsa na cidade ribeirinha, que conecta os estados de Alagoas e Sergipe.
Os itens estavam sem recolhimento do pagamento do imposto devido, resultando R$ 46.704,40 aos cofres públicos, entre imposto e multa, e aguardam regularização. A operação para garantir a regularidade tributária teve o apoio da Polícia Militar de Alagoas.
De acordo com o superintendente especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, esta foi mais uma ação de rotina que identificou irregularidades na comercialização de produtos, autuando o contribuinte sonegador.
“Os itens eram trazidos para o Estado por meio da balsa, localizada na cidade ribeirinha, que conecta os estados de Alagoas e Sergipe, sem que realizasse a passagem obrigatória pelo posto fiscal de Porto Real do Colégio. O objetivo era comercializar produtos sem o recolhimento do imposto devido”, explicou Francisco Suruagy.